"— És mais agraciado do que nós, Saadi, por conseguires ver os pequenos seres e falar com eles, falou o príncipe, quase triste. Receio não sermos suficientemente puros para isso. Perdemos essa graça."
Zoroaster, Coleção o Mundo do Graal
Durante a navegação, é o leme que controla a direção. Com o leme solto, a embarcação fica vulnerável aos ventos e correntes marítimas, podendo perder direção e estabilidade. Um bom timoneiro conduz o leme com foco, sem deixar de se adaptar às condições climáticas. O pensamento é o leme que direciona a trajetória. Quando fica demasiadamente solto, deixa todo tipo de influência externa ocupar espaço, ganhar voz e até provocar tormentas. Quando está bem focado, o pensamento direciona para o alvo, mesmo que intempéries surjam pelo caminho.
“Todos os acontecimentos na vida são lógicos e simples, tão lógicos que até as crianças poderiam compreendê-los. Mas, apesar da lógica e da simplicidade, o homem prefere...”
“O ser humano de hoje percebe com seus órgãos sensoriais apenas um pequeno setor do grande e verdadeiro mundo que o circunda!
Astronomia é a ciência da natureza! Para pesquisar os segredos da natureza, necessário se faz a participação da intuição. Ela provém do espírito, estando em ligação com o mundo espiritual...”
“O aperfeiçoamento reside nas irradiações cada vez mais luminosas do espírito, o que se mostra correspondentemente na aumentada força de atuação."
“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?
Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”
Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.