Expandir e pertencer

Ilustração de homem observando pássaro com binóculos

Com a atenção difusa e com diversas preocupações – imaginárias ou reais –, viver o presente tornou-se desafiante. No entanto, somos dotados de sentidos que nos acordam para a realidade. Trazer a mente para a observação das sensações do corpo, do entorno, e para a observação de tudo o que os nossos sentidos nos possibilitam experienciar pode ser uma forma de unir as camadas ansiosas ou distraídas do nosso ser e enraizá-las no agora.
Leia Mais

Contentamento

Imagem do texto "Contentamento" - O Vaga-Lume

 
Precisamos aprender a medicar nosso “eu interior” para o contentamento se transformar também em algo que saia de dentro para fora e não apenas entre de fora para dentro na forma de um novo perfume. Quando vem de dentro para fora, o contentamento pode durar a vida inteira e não apenas o tamanho do frasco.

Leia Mais

Naturalmente humanos

Foto de flor rosa no chão

Gosto de colecionar contos e histórias. Há alguns anos, encontrei um belo conto zen-budista intitulado “Jardim Zen - A Beleza Natural”, de autor desconhecido, que reconto a seguir com pequenas adaptações:
Um monge jovem era o responsável pelo jardim de um famoso templo Zen. Ele tinha conseguido o trabalho porque amava flores, arbustos e árvores. Próximo dali havia outro templo menor, onde vivia apenas um velho mestre Zen.
Um dia, quando o velho mestre esperava a visita de importantes convidados...
Leia Mais