Expandir e pertencer

dezembro 17, 2023

Ilustração de homem observando pássaro com binóculos

Maré baixa e alta. O mar recua e depois arrebata.

Poucas coisas são. A maior parte delas está.

A combinação de montanhas e vales, e os rios que desembocam nos mares
contam uma história de continuidade que não implica necessariamente em
constância.

E como sentir o ser e o estar, a transitoriedade e a inconstância?

O indígena Daniel Munduruku disse certa vez numa entrevista que na sua cultura
viver o presente é muito importante e que isso traz gratidão. A gratidão, por sua vez, gera o sentimento de pertencimento e este leva ao senso de comprometimento. Viver o presente, agradecer, pertencer e comprometer-se. Segundo ele, esse conjunto de ações está conectado ao cultivo da esperança.

Com a atenção difusa e com diversas preocupações – imaginárias ou reais –, viver o presente tornou-se desafiante. No entanto, somos dotados de sentidos que nos acordam para a realidade. Trazer a mente para a observação das sensações do corpo, do entorno, e para a observação de tudo o que os nossos sentidos nos possibilitam experienciar pode ser uma forma de unir as camadas ansiosas ou distraídas do nosso ser e enraizá-las no agora.

A expansão dos sentidos parece não ter finitude. Os observadores de aves escutam o mais remoto pio e sabem distinguir quem é o dono do canto. Os especialistas em perfumes e em paladar desenvolvem grande capacidade de perceber fragrâncias e notas invisibilizadas. Terapeutas que trabalham para aliviar dores sentem pelo tato quais músculos de um corpo precisam de atenção.

Desenvolver a sensibilidade e a capacidade de observação pode encher de graça o que parecia insosso. Talvez o tédio e a fuga do momento presente sejam, em parte, resultado do adormecimento dos sentidos. Assim, cultivar os sentidos pode ser uma forma de cultivar o apreço.

A vida recua e depois arrebata. Nada dura para sempre. Daí a beleza de permitir-
se usufruir o agora com toda a inteireza, qualquer que seja a maré.

“Ele levantou a cabeça, seguindo com os olhos as nuvens que passavam, escuras e cinzentas, sobre montanhas e vales. Foi como se procurasse nas nuvens um vislumbre de esperança.” Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas


Leia Também

Moldar a argila

fevereiro 28, 2024

Ilustração colorida de mãos moldando barro

A Terra gira. A atuação de cada um – incluindo sentimentos, pensamentos, palavras e ações – é capaz de impactar as condições de vida. Condições mais ou menos favoráveis. Coletivamente, somos afetados pela atuação humana como um todo.
Leia Mais
Moldar

janeiro 19, 2024

Ilustração de beija-flor com frase da Mensagem do Graal


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Leia Mais
As coisas do mundo

janeiro 06, 2024

As_Coisas_Do_Mundo_VL


Há tantos jornais para ler, tantas ideias para ouvir, tantos sabores a se deleitar, tantas teorias sobre o mercado ou tecnologias novas para conhecer, que chega a ser fácil se levar sem retorno pelas coisas dessa matéria.

Leia Mais