A Festa do Ano-Novo

dezembro 31, 2024


“A Festa do Ano-Novo era a mais importante do ano todo, pois cada um que se sentisse de algum modo ligado aos sabeus vinha a Sirwah para coparticipar das comemorações que durava sete dias. Era um panorama rico em cores, quando os xeques dos mineus e himiaritas, descendendo em parte ainda de estirpes reais, entravam solenemente montados em seus camelos e cavalos, festiva e ricamente adornados. Seguiam-nos os grandes chefes beduínos e os xeques dos povos das montanhas, em cujos cintos estavam presas espadas curvas em bainhas artisticamente trabalhadas. Todos vinham acompanhados de grande comitiva. Pela cor de seus burnus, logo se reconhecia a que tribo pertenciam.

Esses burnus eram de cor branca, preta, vermelha viva, amarela, marrom ou listrados. Também os aros, com os quais prendiam seus lenços de cabeça, geralmente brancos, eram muito diferentes em seu feitio. Todos os visitantes de fora, que vinham para a Festa do Ano-Novo, alojavam-se em tendas que traziam junto, montando-as ao redor da cidade.”

Roselis von Sass, Sabá. O País das Mil Fragrâncias


Leia Também

Espírito em Equilíbrio

agosto 02, 2025


“...ele se abriu às irradiações do Pai da Luz. 

Uma correnteza luminosa afluía nele, fortificando-o. Em íntima elevação ao Amor do Pai da Luz, ele unia pedido e agradecimento; em seguida...


Éfeso, Coleção o Mundo do Graal

Leia Mais
Dor e Auxílio

julho 02, 2025


“...a sensação de desespero e abandono desapareceu de repente. As palavras do guia espiritual tiveram um efeito singular e animador sobre o espírito da mulher mergulhada na dor.”


Roselis von Sass, Fios do Destino Determinam a Vida Humana

Leia Mais
Pilares da transformação

junho 21, 2025


Às vezes a transformação bate à porta com certa força, na forma de um acontecimento exigente ou doloroso que abala as estruturas e demanda mudança.

Outras vezes, ela se anuncia por dentro, na forma de inquietação e anseio por algo diferente, que ressigni­fique a trajetória ou diminua alguma dor.

Leia Mais