Sabedoria e Reciprocidade

novembro 08, 2023

Imagem de balança antiga, analógica, com dois braços dourados.

"A Li-Erl competia agora a narração. Com a impetuosa alegria da juventude, descreveu ele o jardim e a casa paterna. De repente, tornou-se cônscio de que devia mencionar também o altar que a mãe erigira antes de seu nascimento.
Com surpresa nos olhos, Lie-Tse mirava-o. Isso fora tão sagrado ao jovem, que ele nunca falara a respeito! Com extrema franqueza e naturalidade descrevia o santuário, e mais ainda: começou a falar sobre o Sublime com um entusiasmo, que contagiou a todos.

Os filhos maiores do homem haviam-se reunido ao redor do pai e, atentos, assimilavam o que Li-Erl lhes oferecia. Depois fizeram perguntas, acontecendo então o inesperado: o jovem a tudo respondia com exatidão.

Ditoso em poder ofertar, ele não indagava de onde lhe vinham as respostas. Mais tarde, ao deitar-se prazerosamente sobre o leito, após aquele dia tão maravilhoso, um grande pasmo tomou conta dele. E nisso, chegou-lhe a pergunta de Lie-Tse:

— Diga-me, Li-Erl, quem te transmitiu tudo o que sabes do Sublime?
— Até o dia de hoje, eu mesmo não sabia nem a metade do que me foi dado anunciar, redarguiu Li-Erl, pensativo. A mim parecia como se alguém sussurrasse o que devia responder.

E, de repente, deu-se conta:

—  Mas é este o caminho pelo qual chegarei ao verdadeiro conhecimento!

Auxiliando o próximo a encontrar o Sublime, eu próprio O encontro cada vez melhor e mais perfeitamente; encontro a Verdade em todas as coisas.

Empolgado, olhou para Lie-Tse, que com ele se regozijava. Ao adormecer, murmurava ainda:

— Irradia o máximo que puderes da força que o Sublime te outorga, assim ela refluirá a ti em proporção maior!"

Lao-Tse,
Coleção o Mundo do Graal


Leia Também

Montanhas gigantes?

outubro 11, 2025


“COMO A MONTANHA PODE SER TÃO GIGANTE?

GI-GAN-TE?

NINA GOSTA DE PASSEAR NOS OMBROS DO PAI.

COMO SERIA SUBIR EM OMBROS FORTES ATÉ LÁ EM CIMA?

MAIS ALTO… CADA VEZ MAIS…"

 

Sibélia Zanon, Nina e a Montanha gigante.

Leia Mais
Coração de Mãe

outubro 07, 2025


“A criança relatou o acontecimento que acabara de vivenciar. Ardente foi a indignação que ela expressou por palavras. Ardentes, como fagulhas, caíram cada uma dessas palavras no coração da mãe e inflamaram ali sentimentos intuitivos que há muito dormitavam latentes: pureza! dignidade de mulher! justiça!”

Cassandra, Coleção o Mundo do Graal

Leia Mais
Seus Queridos Animais

outubro 04, 2025


“Entoavam canções nas quais vibravam alegria e agradecimento, mas também uma certa tristeza. Tristeza por serem obrigados a abandonar seus queridos animais, que eram livres, e, mesmo assim, tinham vivido ali junto deles. Desde quando a lembrança alcançava, os animais foram sempre seus companheiros.’”


Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas


Leia Mais