Guardiões das crianças

outubro 10, 2019

Livro - "Quem protege as crianças?", de Antonio Ricardo Cardoso

 
"Os guardiões das crianças,
assim eles são chamados,
pois desde que vocês nascem
se desdobram em cuidados,
e até o fim da infância
vão estar sempre ao seu lado."
 
Antonio Ricardo Cardoso, Quem Protege as Crianças?

 



Leia Também

Curupiras, faunos ou Saci

outubro 28, 2025


"
O conhecido “saci”, de uma só perna, certamente faz parte da espécie dos curupiras. Esses entes, quando se locomovem, dão realmente, às vezes, a impressão de que têm apenas uma perna…”


Roselis von Sass,  Revelações Inéditas da História do Brasil

Leia Mais
Fluir entre as pedras

outubro 30, 2026


Sibélia Zanon


A água se deixa afetar pelas pedras no fundo do rio. Esgueirando-se, segue mais rápida, às vezes mais lentamente. Produz sons pequenos ao encontrar pedras pequenas ou sons grandes ao encontrar o precipício e se derramar em cachoeira.

Estar vivo implica em ser afetado e afetar, em seguir o fluxo entre as pedras, fazer a curva junto do rio e emitir novos sons que reverberam no mundo.

“O bem-viver para nós é aceitar o ambiente como ele é. É aceitar a árvore torta que está ali e aceitar a pedra que está ali. Se o rio está meio torto, deixa. É a maneira que ele surgiu. Não dá para fazer ele reto”, diz Carlos Papá, indígena do povo Guarani Mbya, que tem a Mata Atlântica como casa.

Aceitar a pedra e seguir se relacionando com ela…

 

Leia Mais
Pequena trindade

outubro 27, 2026


Você é apenas esse corpo?

Se ele envelhece, por que o sentimento do “eu” não muda junto, mas permanece sempre o mesmo?

O que restará de você quando essa camada se for?


Leia Mais