Formação da Terra

junho 27, 2019

 

“Não conseguia imaginar direito como a chuva poderia cair durante milênios. E a resposta veio imediatamente:
‘Não se trata apenas de depressões marítimas, lagos, rios e nascentes que devem ficar cheios de água. A Terra inteira precisa ser totalmente impregnada com o líquido puro. Ela, pois, também deve receber plantações da maneira mais bela! Junto com a chuva descem as sementes que no solo macio logo encontram o necessário apoio. Com a distribuição das sementes dentro das nuvens de chuva, consegue-se algo formidável. Pois para cada continente ou região aquática descem apenas aquelas sementes que devem crescer e se desenvolver nessas regiões. No entanto, o germinar e o crescer ocorrerão somente quando a chuva parar e os quentes raios solares aquecerem a Terra por toda a parte.’”

 




Leia Também

Movimento do Natal

dezembro 23, 2025


Maria de Fátima Seehagen

O número de dias que antecedem o Natal aumentou! O movimento da maioria das pessoas em torno desta data, também... Parece urgente iniciar as celebrações mais cedo. Uns correm atrás de presentes, outros atrás de comidas, outro tanto se prepara para as férias e para rever os parentes e amigos queridos...

Na mídia enormes papais-noéis invadem todos os horários publicitários, prometendo as mais diversificadas sensações...

Leia Mais
O VAGA-LUME - EDIÇÃO 73

dezembro 22, 2025

Tocar a vida com cuidado: escutar e ser escutado, apoiar e ser apoiado. Fortalecer a colaboração em vez da competição. Cuidar de si — do corpo ao pensamento — para que a própria potência possa expressar-se. O ato de cuidar sustenta a base da vida e atravessa a existência inteira, de forma visível e também invisível, tecendo redes interdependentes de nutrição e afeto.

Leia Mais
Naturalmente aprendizes

dezembro 18, 2025


Daniela Schmitz Wortmeyer

Ao observar os primeiros passos de uma criança, vislumbramos princípios que norteiam o desenvolvimento durante toda a vida. Para aprender a caminhar, é preciso passar por várias etapas: desde os primeiros esforços para erguer a cabeça, sustentar o corpo na posição sentada, rastejar pelo solo, engatinhar, até o ensaio dos primeiros passos… Trata-se de um processo que envolve experimentação, tentativas e erros, em que as capacidades da criança vão sendo gradualmente desenvolvidas. Seus esforços costumam ser acolhidos com naturalidade, compreensão e apoio, e cada nova possibilidade explorada se torna motivo de alegria.

Com o passar do tempo, porém, passamos a enfatizar certos indicadores de “sucesso”, deixando de valorizar o…

Leia Mais