Qual a sua fortuna?

junho 25, 2019

 

Uma jovem recebe uma grande herança e, diferentemente do que se imagina, fica preocupada: “Uma grande fortuna significa liberdade e tenho medo disso. É uma coisa muito boa e algo de que se deve fazer bom uso. E, se não fizer, haverá vergonha nisso. E é preciso pensar o tempo todo; é um esforço constante. Não tenho certeza se não será uma felicidade maior não ter poder algum”, escreve Henry James no livro Retrato de uma senhora. Interiormente a jovem parecia saber que qualquer tipo de poder merece ter bom uso, serve para servir. E se considerarmos que a fortuna e o poder abrangem mais itens do que dinheiro, cargo ou fama? Tudo o que a vida oferta é uma espécie de poder, uma semente pedindo para frutificar. Não é à toa que cada pessoa tem talentos e capacitações singulares. Uma pessoa dotada de boa oratória tem o poder de influenciar muitos, assim como um professor. Cada um pode fazer bom uso da sua fortuna, seja ela de que espécie for, direcioná-la para propósitos egoísticos ou para engrandecer e enobrecer seu universo de atuação e inspirar os que estão ao redor. Como você vai cuidar da sua fortuna hoje?

 

“Na Terra, o ser humano tem o dever de colocar como alvo o que para ele seja o mais alto alcançável e de esforçar-se com todas as forças para atingir esse alvo. Como ser humano! Isso exclui, de antemão, que se esforce tão só pela comida e bebida como os animais, conforme infelizmente fazem tantas pessoas, ou que se deixe chicotear pelo raciocínio, a fim de adquirir grandeza ou celebridade puramente terrenas, sem visar aí, como finalidade principal, ao bem geral e à elevação da humanidade.”

 

Abdruschin, Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal


Leia Também

Coando ideias

fevereiro 07, 2026


Caroline Derschner


Não há lugares no mundo, mesmo os mais silenciosos, em que possamos nos esconder da influência invisível dos pensamentos. Como redes elétricas sempre ativas, torres de transmissão e conexões sem fio, eles agitam a matéria fina tanto quanto a poluição sonora das grandes cidades e estabelecimentos movimentados.

 

Se pudéssemos vê-los ou ouvi-los, tão nítidos como visitantes em trânsito, nosso cuidado em escolher não só ambientes, mas também companhias, entretenimentos e ideias, seria bem outro.

 

Leia Mais
Contribuição Involuntária

fevereiro 03, 2026


“Quem deixa o ódio tomar conta de si contribui, sem o saber, para a ocorrência de uma ação violenta em algum lugar do mundo, e consequentemente angaria parte da culpa...”


Roberto C. P. Junior, Jesus Ensina as Leis da Criação



Leia Mais
Mudar, opor-se

janeiro 31, 2026


“Apenas o anseio ascendente do espírito  faz com que a garra das trevas pareça mais dolorida, porque a garra até aí não pôde ser tão sentida, enquanto o espírito voluntariamente se enquadrava…”


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Leia Mais