Qual a sua fortuna?

junho 25, 2019

 

Uma jovem recebe uma grande herança e, diferentemente do que se imagina, fica preocupada: “Uma grande fortuna significa liberdade e tenho medo disso. É uma coisa muito boa e algo de que se deve fazer bom uso. E, se não fizer, haverá vergonha nisso. E é preciso pensar o tempo todo; é um esforço constante. Não tenho certeza se não será uma felicidade maior não ter poder algum”, escreve Henry James no livro Retrato de uma senhora. Interiormente a jovem parecia saber que qualquer tipo de poder merece ter bom uso, serve para servir. E se considerarmos que a fortuna e o poder abrangem mais itens do que dinheiro, cargo ou fama? Tudo o que a vida oferta é uma espécie de poder, uma semente pedindo para frutificar. Não é à toa que cada pessoa tem talentos e capacitações singulares. Uma pessoa dotada de boa oratória tem o poder de influenciar muitos, assim como um professor. Cada um pode fazer bom uso da sua fortuna, seja ela de que espécie for, direcioná-la para propósitos egoísticos ou para engrandecer e enobrecer seu universo de atuação e inspirar os que estão ao redor. Como você vai cuidar da sua fortuna hoje?

 

“Na Terra, o ser humano tem o dever de colocar como alvo o que para ele seja o mais alto alcançável e de esforçar-se com todas as forças para atingir esse alvo. Como ser humano! Isso exclui, de antemão, que se esforce tão só pela comida e bebida como os animais, conforme infelizmente fazem tantas pessoas, ou que se deixe chicotear pelo raciocínio, a fim de adquirir grandeza ou celebridade puramente terrenas, sem visar aí, como finalidade principal, ao bem geral e à elevação da humanidade.”

 

Abdruschin, Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal


Leia Também

Movimento do Natal

dezembro 23, 2025


Maria de Fátima Seehagen

O número de dias que antecedem o Natal aumentou! O movimento da maioria das pessoas em torno desta data, também... Parece urgente iniciar as celebrações mais cedo. Uns correm atrás de presentes, outros atrás de comidas, outro tanto se prepara para as férias e para rever os parentes e amigos queridos...

Na mídia enormes papais-noéis invadem todos os horários publicitários, prometendo as mais diversificadas sensações...

Leia Mais
O VAGA-LUME - EDIÇÃO 73

dezembro 22, 2025

Tocar a vida com cuidado: escutar e ser escutado, apoiar e ser apoiado. Fortalecer a colaboração em vez da competição. Cuidar de si — do corpo ao pensamento — para que a própria potência possa expressar-se. O ato de cuidar sustenta a base da vida e atravessa a existência inteira, de forma visível e também invisível, tecendo redes interdependentes de nutrição e afeto.

Leia Mais
Naturalmente aprendizes

dezembro 18, 2025


Daniela Schmitz Wortmeyer

Ao observar os primeiros passos de uma criança, vislumbramos princípios que norteiam o desenvolvimento durante toda a vida. Para aprender a caminhar, é preciso passar por várias etapas: desde os primeiros esforços para erguer a cabeça, sustentar o corpo na posição sentada, rastejar pelo solo, engatinhar, até o ensaio dos primeiros passos… Trata-se de um processo que envolve experimentação, tentativas e erros, em que as capacidades da criança vão sendo gradualmente desenvolvidas. Seus esforços costumam ser acolhidos com naturalidade, compreensão e apoio, e cada nova possibilidade explorada se torna motivo de alegria.

Com o passar do tempo, porém, passamos a enfatizar certos indicadores de “sucesso”, deixando de valorizar o…

Leia Mais