Vida e trabalho

março 12, 2024

Foto de flores, cor de rosa, em zoom com trabalho de pequena abelha, sob fundo verde.

"No Reino da Atlântida desconheciam-se escolas. As crianças aprendiam tudo que deviam saber através de seus próprios pais. Desde pequenas eram acostumadas a todos os trabalhos em casa e no campo. Isto continuava até se tornarem adultas. Se então um dos filhos ou uma das filhas quisesse aprender algo que não pudesse ser ensinado no lar, passava a conviver como aprendiz junto a pessoas que tivessem as aptidões almejadas. 

O povo era muito engenhoso, e tanto no norte como no sul havia grandes artistas e artesãos… No que se referia aos trabalhos em metal e pedras preciosas, bem como em escultura, não ficavam atrás dos povos posteriores que se tornaram célebres por suas obras de arte. Também não faltavam botânicos, geólogos e especialistas em tintas. No sul do país havia também alguns ‘estaleiros’. Aliás, construíam-se somente pequenas embarcações costeiras. Ao contrário de muitas suposições, os atlantes não eram um povo de navegadores. 

Uma vez que não havia sacerdotes no país, as crianças aprendiam com os pais também tudo o que se referia à religião. A respeito do trabalho, esse povo de outrora tinha a mesma opinião que os incas. Dizia-se na Atlântida: 

'A vida terrena é ligada ao trabalho! Até a morte terrena o ser humano deve fazer algo! Assim foi determinado outrora, quando surgiram as criaturas humanas!'” 

Roselis von Sass, Atlântida. Princípio e Fim da Grande Tragédia 


Leia Também

Maternidade Planetária

maio 07, 2019

“Quando vamos crescer a ponto de sermos exemplos para as crianças? Quando vamos exercitar uma maternidade planetária, que cuida de tudo o que é vivo e precisa de proteção? Nós todos podemos proteger as crianças, definir que tipo de atitude teremos enquanto adultos frente à infância que nos cerca. Mais do que gerar uma criança, é preciso ter a consciência sobre a relevância de ser adulto, de ser humano, sem perder a conexão com o encantamento.”
Leia Mais
Sentimentos domesticados

agosto 12, 2015

Ilustração de pessoa adentrando em túnel
Como quem caminha por um túnel sombrio, deparamos vez por outra com conceitos obscuros e conflitantes e, por estranho que pareça, somos aconselhados a não questioná-los.
Leia Mais
A família e seus superpoderes

setembro 04, 2013

Ilustração de familia à mesa e pessoa presa por bola de ferro
Helena não apareceu no aniversário de 40 anos da prima. Elas já não se falavam muito ultimamente e Helena praticamente não mais convivia com seus familiares paternos. Encontraria tios que não a reconheceriam, primas e primos com seus respectivos cônjuges e amigos dos amigos dos amigos. Seria mais um evento social, sabia que se sentiria deslocada. Decidiu não ir. 
Leia Mais