Florestas improváveis

julho 23, 2022

Ilustração de folhas

Da varanda do primeiro andar, vejo a copa do chapéu-de-sol(Terminalia catappa), árvore que deve ter vindo da Índia ou Nova Guiné para povoar boa parte do litoral brasileiro.

Sua copa carrega uma floresta de erva-de-passarinho, planta parasita que ataca árvores tropicais, sugando sua seiva e podendo levá-las à morte. 

As copas das árvores carregam muitas coisas. No quintal de casa, enraizadas aos galhos altos do antigo abacateiro moram pequenas bromélias, algumas orquídeas, um tipo de samambaia. Plantio de aves e insetos.

Ao visitar um pau-brasil de 600 anos descoberto na Bahia, o botânico Ricardo Cardim disse que precisaria olhar a copa da árvore com a ajuda de umdrone porque é bem provável que aquela copa abrigue mais espécies do que uma floresta europeia. 

Afinal, a árvore centenária interagiu com a biodiversidade da Mata Atlântica, acolhendo sementes dispersadas e ventadas até sua copa, desde que a floresta ainda era floresta preservada, antes da chegada do europeu. 

Pássaros e insetos plantam floresta onde tiver chão e para eles o chão é mais amplo do que aquele onde pisamos. Dispersores de sementes, eles não escolhem território, seguem insistentemente semeando. Até capô de carro eles tentam fertilizar.

E as copas das árvores podem ser território fértil, solo acolhedor para a semeadura. As cabeças das pessoas também. Muitas semeaduras são sempre de novo abrigadas e acolhidas nas nossas mentes. Podemos nutrir semente benfazeja ou também erva-de-passarinho. Assim, cresce em pensamento uma floresta nativa de diversidade com efeitos grandiosos ou uma floresta parasita que drena nossa energia e ainda prolifera, podendo multiplicar outras sementes-parasitas ao vento.

Vejo uma azaleia pequena e noto que ela já é abrigo de uma bromélia que chegou pelas asas de alguém. A bromélia está crescendo com vigor, colaborando para enfeitar o corpo da azaleia, contribuindo com a biodiversidade. Quem sabe, quando ela crescer mais um pouco, poderá guardar água da chuva e se transformar em bebedouro de pássaros.

“Os muitos pensamentos turvam a visão, pois são como as densas névoas cinzentas que se levantam dos rios…”

Roselis von Sass,  A Grande Pirâmide Revela seu Segredo


Leia Também

Vaidade

novembro 27, 2025


"O maior fardo com que a alma humana se sobrecarregou, e que lhe impedirá qualquer possibilidade de ascensão, é a vaidade! Trouxe desgraça para a Criação inteira. A vaidade tornou-se o mais forte veneno da alma, porque o ser humano acabou por apreciá-la como escudo e manto para todas as suas falhas
.”


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal



Leia Mais
Valores Espirituais

novembro 25, 2025


“A voz do povo já está certa nisso quando afirma: “Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és!”

Seres humanos vazios, que não almejam conseguir o verdadeiro conteúdo de suas vidas, fugirão daquelas pessoas que trazem em si valores espirituais.

Valores espirituais ninguém pode esconder...”


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal



Leia Mais
Reciprocidade

novembro 20, 2025


“A lei da reciprocidade, por seu turno, implica em que tudo o que fazemos de bom ou de ruim virá a nosso encontro, seja nesta ou em outra vida. De uma certa maneira essa lei da Criação é conhecida da humanidade e é expressa no dito popular: “quem semeia vento colhe tempestade”. Tal provérbio vem da estrita observância da lei da reciprocidade.”

Fernando J. Marques, Reflexões sobre Temas Bíblicos, obra publicada pela Ordem do Graal na Terra 

Leia Mais