Festa da Espiga de Milho

julho 22, 2025


“A festa da espiga de milho era algo especial. Muitos incas, principalmente camponeses denominados plantadores, viam durante a época de amadurecimento, entre os pés de milho, “espíritos” que desde os primórdios guardavam e cuidavam das sementes de cereais de toda a Terra para os seres humanos.

Naturalmente, não se tratavam de espíritos humanos, estes que apareciam e desapareciam entre as plantas. Isso evidentemente percebia cada um que conhecia esses espíritos da natureza geralmente invisíveis. Seus olhos tinham uma luminosidade vermelha, e seu adorno de cabeça parecia uma coroa de espigas, a qual brilhava como prata. Em sua volta revoavam fagulhas de luz vermelha e prateada, semelhantes a grãos de cereais transparentes.”


Roselis von Sass, A Verdade Sobre os Incas

Saiba mais sobre o livro



Leia Também

Regeneração

dezembro 04, 2025


“‘- Teu cometa lembra-me de uma profecia que alguns sábios incas receberam há longos tempos. Milênios passaram-se. Contudo, a profecia não foi esquecida. Maxixca e Tenosique  queriam interromper  Saibal, mas este deu a entender com um gesto de mão que queria continuar a falar. 

- Tenho a intuição de que estamos próximos do tempo em que uma nova fase começará para a humanidade. Uma fase nova precedida de…”

Roselis Von Sass, A Verdade Sobre os Incas

Leia Mais
Dar desinteressadamente

novembro 01, 2025

Leia Mais
Beleza Mínima

outubro 25, 2025


Sibélia Zanon

A beleza é mandamento na asa de passarinho. Se assim não fosse, a cor não habitaria tanta pena. Planando em altura e com leveza, a beleza é arrebatamento – um horizonte se deita sob suas asas.

A beleza chega a ser pungente – pulsa e se faz reconhecer fácil e intimamente. É essência e necessidade numa vida que busca inteirezas. 

Por ser tão forte, chega a provocar desconforto ao revelar a ferida. Deflagra aquilo que o cotidiano – coberto com um manto tecido de dor e breu – não consegue ser. Ao iluminar a penumbra costumeira, a beleza constitui-se num lembrete da escassez e pode fazer doer uma saudade. O que parecia conforto passa a ser…

Leia Mais