Escondida na alegria

julho 18, 2023

Pintura em aquarela de folhas em tons de cor de rosa

Muitos praticam sem saber e muitos falam dela sem praticar.
Por excesso de repetição e talvez por mau uso, a gratidão parece ter-se esvaído de sentido e cor.
Equivocadamente misturada com obrigação, a gratidão autêntica tem seu abrigo na alegria.
Assim, a prática da gratidão está conectada ao gosto – o gosto de viver, o sabor do momento presente.
E para sentir os sabores, é preciso cultivar os sentidos: sentir o perfume, perceber o paladar, reaprender a atenção. Sentir implica em ser permeável, deixar-se tocar.
“O corpo não é somente uma matéria de sentido, mas o instrumento primeiro para apreender o mundo”, escreve David Le Breton.
Acordar os sentidos é um caminho para apreender o mundo com suas cores e gostos. E, quem sabe, então, encontrar ali, escondida na alegria, a gratidão.
“Emengal começou a falar:
— Quero expressar minha gratidão ao Onipotente! Exatamente como vós! Mas o que é gratidão? Alguém pode dizer-me o que entende por gratidão?
— Eu não sei o que é gratidão! disse um dos ajudantes. Posso, no entanto, dizer que nunca senti tanta alegria como durante o tempo em que me foi permitido colaborar. Talvez alegria signifique gratidão! Não sei bem ao certo, disse ele quase envergonhado.
— Mais alguém pode dizer-me o que entende por gratidão?
O mestre de metais levantou sua mão. Emengal acenou convidando-o a falar.
— Talvez seja gratidão sentir felicidade! Eu sempre fui feliz, desde pequeno. Feliz por me ser permitido trabalhar nos metais até o fim da vida. Feliz por me ser concedido conhecer o amor! Talvez a gratidão esteja escondida na felicidade e na alegria!
Depois, o homem baixou a cabeça, sentando-se de novo.
— Vossas respostas me alegram, pois eu intuí que jamais tivestes nos lábios a palavra ‘gratidão’, mas sim que a gratidão esteve ligada a toda a vossa vida!”

Roselis von Sass, A Desconhecia Babilônia


Leia Também

A luta na natureza

abril 16, 2024

Foto. Horizonte dourado da savana, onde o céu e savana se entrelaçam em um, grande árvore torneada por luzes douradas ao fundo de um leão imponente de olhar penetrante.

Se, no entanto, um animal tem de estar constantemente alerta e em prontidão de defesa, ele não somente se torna e permanece animicamente vigilante, mas progredirá continuamente em inteligência, lucrando de toda maneira. Permanecerá vivo em todos os sentidos. E isso é progresso! Assim se dá em relação a cada criatura! ” 

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal 

Leia Mais
O Gnomo da terra

abril 13, 2024

Foto de zoom em verdejante vegetação, densa, forte, intensa sobre terreno seco e árido.

“Um pequeno gnomo da terra, envolto numa capinha amarela com capuz, acenava todo agitado com ambas as mãos, enveredando para a direita e desaparecendo entre arbustos floridos.” 

Roselis von Sass, A Grande Pirâmide Revela o Seu Segredo 

Leia Mais
A criação do ser humano

abril 09, 2024

Foto de filhote de macaco, graciosamente pendurado em galho de árvore verdejante.


Os animais desenvolvidos ao máximo, antes mencionados, que com as transmutações operadas na Terra acabaram desaparecendo, são designados hoje como ‘seres humanos primitivos’. Chamá-los, porém, de antepassados do ser humano é um grande erro!”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal 

Leia Mais