Entes invisíveis

janeiro 23, 2024

Hastes de trigo ao vento com céu azul ao fundo

"O que se teria passado naquela alma, nesse instante, ninguém  sabe. O certo é que o ladrão se voltou imediatamente para o príncipe  e perguntou: 
— Queres que eu te leve para um abrigo qualquer, onde possas  receber alimento? 
No modo de olhar do ferido, o homem adivinhou a resposta  e, erguendo em seus possantes braços o corpo quase inanimado do príncipe, carregou-o para fora da mata. 
Quando Siddharta voltou a si, viu-se deitado sobre uma pele,  dentro de uma caverna pouco espaçosa. Junto dele havia uma vasilha grande com chá e vários alimentos, espalhados sobre uma pedra, a  seu alcance. O príncipe, porém, sentia-se tão fraco, que sequer podia  alcançar o que comer e o que beber. 
Novas e incríveis provações. O tal homem devia tê-lo despojado de suas vestes, pois tiritava de frio. Passou os olhos pelo corpo e  viu que estava, efetivamente, coberto apenas de míseros, sórdidos  andrajos.
'Ó invisíveis, acaso me salvastes da morte imediata só com o fito  de me fazer sucumbir lentamente à míngua?' clamava o príncipe em  tom lamentoso, não mais com aquela arrogância de antes. 'Ajudai-me,  sim, ajudai-me ainda, vós a quem não conheço nem consigo ver, mas  em quem acredito, porque agora sei que vós existis!'"

Buddha,
Coleção o Mundo do Graal


Leia Também

O VAGA-LUME - EDIÇÃO 68

abril 27, 2024


Ora ele parece curto, ora comprido. Mas nunca encolhe nem estica. O tempo fica parado, e somos nós que nos movemos. O tempo das obrigações nos pressiona do lado de fora, enquanto por dentro funcionamos em outro ritmo. A maturação interior precisa dos mergulhos na concretude do presente, mergulhos na textura da folha e nos cheiros da terra, mergulhos no tocar e ser tocado pela vida. Amarrados em burocracias e dificuldades – a maioria delas arquitetadas por nossas escolhas anteriores –, sentimos o tempo acorrentado. A densidade de tudo o que nos cerca torna o experimentar menos fluido e mais pesado.

Leia Mais
Perdoar

abril 27, 2024

Pétala de margarida aberta

"Uma pessoa só tem o direito e também o poder de perdoar o que lhe foi feito por outrem pessoalmente, e mesmo assim só quando seu coração, sem ser influenciado, a isso impele. 
 
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Coletânea de afetos

abril 23, 2024



Para onde sua atenção tem sido direcionada, o que você tem cultivado, onde mora o seu acalento?
Leia Mais