Entes invisíveis

janeiro 23, 2024

Hastes de trigo ao vento com céu azul ao fundo

"O que se teria passado naquela alma, nesse instante, ninguém  sabe. O certo é que o ladrão se voltou imediatamente para o príncipe  e perguntou: 
— Queres que eu te leve para um abrigo qualquer, onde possas  receber alimento? 
No modo de olhar do ferido, o homem adivinhou a resposta  e, erguendo em seus possantes braços o corpo quase inanimado do príncipe, carregou-o para fora da mata. 
Quando Siddharta voltou a si, viu-se deitado sobre uma pele,  dentro de uma caverna pouco espaçosa. Junto dele havia uma vasilha grande com chá e vários alimentos, espalhados sobre uma pedra, a  seu alcance. O príncipe, porém, sentia-se tão fraco, que sequer podia  alcançar o que comer e o que beber. 
Novas e incríveis provações. O tal homem devia tê-lo despojado de suas vestes, pois tiritava de frio. Passou os olhos pelo corpo e  viu que estava, efetivamente, coberto apenas de míseros, sórdidos  andrajos.
'Ó invisíveis, acaso me salvastes da morte imediata só com o fito  de me fazer sucumbir lentamente à míngua?' clamava o príncipe em  tom lamentoso, não mais com aquela arrogância de antes. 'Ajudai-me,  sim, ajudai-me ainda, vós a quem não conheço nem consigo ver, mas  em quem acredito, porque agora sei que vós existis!'"

Buddha,
Coleção o Mundo do Graal


Leia Também

Naturalmente aprendizes

dezembro 18, 2025


Daniela Schmitz Wortmeyer

Ao observar os primeiros passos de uma criança, vislumbramos princípios que norteiam o desenvolvimento durante toda a vida. Para aprender a caminhar, é preciso passar por várias etapas: desde os primeiros esforços para erguer a cabeça, sustentar o corpo na posição sentada, rastejar pelo solo, engatinhar, até o ensaio dos primeiros passos… Trata-se de um processo que envolve experimentação, tentativas e erros, em que as capacidades da criança vão sendo gradualmente desenvolvidas. Seus esforços costumam ser acolhidos com naturalidade, compreensão e apoio, e cada nova possibilidade explorada se torna motivo de alegria.

Com o passar do tempo, porém, passamos a enfatizar certos indicadores de “sucesso”, deixando de valorizar o…

Leia Mais
Naturalidade

dezembro 16, 2025


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Leia Mais
Sementes da Atuação

dezembro 11, 2025


“Quando fazemos algo de bom ou de ruim a outras pessoas, estamos fazendo para nós mesmos. A importância da atuação inexorável da lei da reciprocidade em nossas vidas é tão significativa...


Fernando J. Marques, Reflexões sobre Temas Bíblicos, Coleção o Mundo do Graal

Leia Mais