A chegada

outubro 06, 2012


Daniela Schmitz Wortmeyer 



Antes mesmo de ser anunciada, ela já era intensamente pressentida e esperada. Havia algo no movimento dos pássaros, um clima de expectativa, o ar parado. Nas árvores foi preparada a recepção com exuberantes floradas: primeiro os ipês roxos e cor-de-rosa, depois os amarelos e os brancos, patas-de-vaca com suas quase-orquídeas perfumadas, buganvílias multicoloridas e jacarandás-mimosos com seu tom lilás solene... Então veio a chuva, no momento perfeito: uma cachoeira decidida, penetrando na terra seca e nos corações expectantes. Brados de alegria foram ouvidos ao começar o banho de purificação. Naquela noite, eu também esperava pela mudança que viria. Tudo conspirou para uma preparação em grande estilo: haveria um concerto de música barroca, com solos profundos de violoncelo sucedidos por luminosas sonatas acompanhadas por um cravo do século XVIII e um pungente violino... Era sem dúvida uma noite de gala. Na manhã seguinte, passarinhos em festa: toda a Natureza respirava purificada o ar fresco da boa nova. E quando ela chegou, tive vontade de lançar sementes na terra úmida em sagrada devoção. Quis celebrar aquela chegada: por alguns instantes ansiei me juntar à tua majestosa comitiva, Primavera! Quis oferecer-te meu humilde e inseguro gesto por novas flores. Qual criança com olhos brilhantes erguidos para o espetáculo, sonhei entrar na dança e participar do poderoso fluxo de renovação da vida!

Foto: Charles Wortmeyer


Leia Também

Movimento do Natal

dezembro 23, 2025


Maria de Fátima Seehagen

O número de dias que antecedem o Natal aumentou! O movimento da maioria das pessoas em torno desta data, também... Parece urgente iniciar as celebrações mais cedo. Uns correm atrás de presentes, outros atrás de comidas, outro tanto se prepara para as férias e para rever os parentes e amigos queridos...

Na mídia enormes papais-noéis invadem todos os horários publicitários, prometendo as mais diversificadas sensações...

Leia Mais
O VAGA-LUME - EDIÇÃO 73

dezembro 22, 2025

Tocar a vida com cuidado: escutar e ser escutado, apoiar e ser apoiado. Fortalecer a colaboração em vez da competição. Cuidar de si — do corpo ao pensamento — para que a própria potência possa expressar-se. O ato de cuidar sustenta a base da vida e atravessa a existência inteira, de forma visível e também invisível, tecendo redes interdependentes de nutrição e afeto.

Leia Mais
Naturalmente aprendizes

dezembro 18, 2025


Daniela Schmitz Wortmeyer

Ao observar os primeiros passos de uma criança, vislumbramos princípios que norteiam o desenvolvimento durante toda a vida. Para aprender a caminhar, é preciso passar por várias etapas: desde os primeiros esforços para erguer a cabeça, sustentar o corpo na posição sentada, rastejar pelo solo, engatinhar, até o ensaio dos primeiros passos… Trata-se de um processo que envolve experimentação, tentativas e erros, em que as capacidades da criança vão sendo gradualmente desenvolvidas. Seus esforços costumam ser acolhidos com naturalidade, compreensão e apoio, e cada nova possibilidade explorada se torna motivo de alegria.

Com o passar do tempo, porém, passamos a enfatizar certos indicadores de “sucesso”, deixando de valorizar o…

Leia Mais