Sozinho nada surge

março 09, 2024

Foto de montanha esculpida pela natureza, tempo, sol, chuva, vento...

“Encontramo-nos agora nas proximidades de uma região de montanhas; logo poderemos ver como surge uma montanha”, disse nosso guia enteal. Ao mesmo tempo ele me perguntou se eu tinha ideia de como surge uma montanha tão alta. 

Refleti um pouco. Depois respondi que eu e também outros pensaríamos que as montanhas cresciam em uma só peça, emergindo da terra… sozinhas. 
'Sozinho nada surge', disse nosso sábio acompanhante enteal. 'Por toda a parte, os povos da natureza são os construtores e modeladores na Criação. Com as montanhas não é diferente!'

Em pouco tempo vimos diante de nós um vasto campo de trabalho. Antes de poder ver algo, nossos mantos foram trocados. Dessa vez eram cinza-claros, e os capuzes feitos de tal forma, que cobriam nossas testas. Sobre minha cabeça foi colocado ainda um véu tênue que, no entanto, não perturbava a visão. 

Ao longe avistei uma quantidade de altos morros. 

'Desse material são formadas as pedras. Pode-se dizer que constituem um presente da rainha da Terra, ‘Gaia’. Ela deixou que o material necessário para as montanhas fosse trazido até aqui por um grupo de entes do ar e do vento. Areia movediça, pois, vê-se frequentemente por ocasião de fortes ventanias. Contudo, esta primeira montanha, que surgirá no jovem planeta, não será muito alta. A base eles já colocaram.' 

Vi a alguma distância uma grande placa quadrada, que parecia penetrar fundo na terra. 

Quando nos aproximamos mais do campo de trabalho, veio ao nosso encontro um grupo de trabalhadores da área de construção, os quais tinham aproximadamente um metro de altura. Pareciam alegrar-se com a nossa presença, pois riam e corriam à nossa volta. Apesar de sua pequena estatura, eram extraordinariamente fortes. Vestiam amplos macacões cinzentos, de um tecido semelhante ao couro. Nos pés usavam, sim, sapatos, mas esses não eram visíveis, já que uma placa de metal os cobria. O que ainda me saltou à vista, foram as estranhas ferramentas, que em parte estavam penduradas no pescoço e em parte no cinto que usavam." 

Roselis von Sass, O Nascimento da Terra 


Leia Também

Tempo

junho 08, 2024


Ora ele parece curto, ora comprido. Mas nunca encolhe nem estica. O tempo fica parado, e somos nós que nos movemos. O tempo das obrigações nos pressiona do lado de fora, enquanto por dentro funcionamos em outro ritmo.

Leia Mais
Pastores na Terra

junho 04, 2024


“Vozes! Vêm de muito longe… Falam da grandeza de um povo proveniente dos altiplanos dos Andes e que em amor, bondade e sabedoria estava ligado a tudo quanto é criado… Era um povo que há dois mil anos ainda estava livre de culpas…"

Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas

Leia Mais
Entendendo a Páscoa

março 31, 2024


As tradições de Páscoa trazem à tona elementos como coelhos, ovos  e chocolates...

Qual a relação entre estes temas?
Leia Mais