“Entoavam canções nas quais vibravam alegria e agradecimento, mas também uma certa tristeza. Tristeza por serem obrigados a abandonar seus queridos animais, que eram livres, e, mesmo assim, tinham vivido ali junto deles. Desde quando a lembrança alcançava, os animais foram sempre seus companheiros.
No dia da partida, quase todos choravam. Olhavam para suas pequenas e firmes casas de pedra, para a água conduzida a casas e campos cultivados e para os prados floridos… Contudo, a tristeza não durou muito. O senhor do Sol, Inti, atraiu a atenção deles para seu astro. Admirados, olhavam para cima e viam amplos círculos coloridos, semelhante ao dia em que o cometa foi visto no céu. Só que agora os círculos e as irradiações eram mais intensos e mais fulgentes. E todos intuíram que Inti lhes transmitia uma mensagem. Uma mensagem de segurança e confiança.
‘— Inti está sobre nós! exclamou uma mulher jubilosamente. Ele permanecerá sobre nós, para onde quer que nos dirijamos!’
Sorridentes, acenavam todos para o Sol.
‘— E os animais ficam sob sua proteção! exclamou uma moça confiantemente.’”
Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas

Daniela Schmitz Wortmeyer
Ao observar os primeiros passos de uma criança, vislumbramos princípios que norteiam o desenvolvimento durante toda a vida. Para aprender a caminhar, é preciso passar por várias etapas: desde os primeiros esforços para erguer a cabeça, sustentar o corpo na posição sentada, rastejar pelo solo, engatinhar, até o ensaio dos primeiros passos… Trata-se de um processo que envolve experimentação, tentativas e erros, em que as capacidades da criança vão sendo gradualmente desenvolvidas. Seus esforços costumam ser acolhidos com naturalidade, compreensão e apoio, e cada nova possibilidade explorada se torna motivo de alegria.
Com o passar do tempo, porém, passamos a enfatizar certos indicadores de “sucesso”, deixando de valorizar o…

“‘- Teu cometa lembra-me de uma profecia que alguns sábios incas receberam há longos tempos. Milênios passaram-se. Contudo, a profecia não foi esquecida. Maxixca e Tenosique queriam interromper Saibal, mas este deu a entender com um gesto de mão que queria continuar a falar.
- Tenho a intuição de que estamos próximos do tempo em que uma nova fase começará para a humanidade. Uma fase nova precedida de…”
Roselis Von Sass, A Verdade Sobre os Incas
