Seus Queridos Animais

outubro 04, 2025


“Entoavam canções nas quais vibravam alegria e agradecimento, mas também uma certa tristeza. Tristeza por serem obrigados a abandonar seus queridos animais, que eram livres, e, mesmo assim, tinham vivido ali junto deles. Desde quando a lembrança alcançava, os animais foram sempre seus companheiros.

No dia da partida, quase todos choravam. Olhavam para suas pequenas e firmes casas de pedra, para a água conduzida a casas e campos cultivados e para os prados floridos… Contudo, a tristeza não durou muito. O senhor do Sol, Inti, atraiu a atenção deles para seu astro. Admirados, olhavam para cima e viam amplos círculos coloridos, semelhante ao dia em que o cometa foi visto no céu. Só que agora os círculos e as irradiações eram mais intensos e mais fulgentes. E todos intuíram que Inti lhes transmitia uma mensagem. Uma mensagem de segurança e confiança.

‘— Inti está sobre nós! exclamou uma mulher jubilosamente. Ele permanecerá sobre nós, para onde quer que nos dirijamos!’

Sorridentes, acenavam todos para o Sol.

‘— E os animais ficam sob sua proteção! exclamou uma moça confiantemente.’”


Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas

Saiba mais aqui




Leia Também

Beleza Mínima

outubro 25, 2025


Sibélia Zanon

A beleza é mandamento na asa de passarinho. Se assim não fosse, a cor não habitaria tanta pena. Planando em altura e com leveza, a beleza é arrebatamento – um horizonte se deita sob suas asas.

A beleza chega a ser pungente – pulsa e se faz reconhecer fácil e intimamente. É essência e necessidade numa vida que busca inteirezas. 

Por ser tão forte, chega a provocar desconforto ao revelar a ferida. Deflagra aquilo que o cotidiano – coberto com um manto tecido de dor e breu – não consegue ser. Ao iluminar a penumbra costumeira, a beleza constitui-se num lembrete da escassez e pode fazer doer uma saudade. O que parecia conforto passa a ser…

Leia Mais
Festa da Espiga de Milho

julho 22, 2025


“A festa da espiga de milho era algo especial. Muitos incas, principalmente camponeses denominados plantadores, viam durante a época de amadurecimento, entre os pés de milho, “espíritos” que desde os primórdios guardavam e cuidavam das sementes de cereais de toda a Terra para os seres humanos.


Roselis von Sass, A Verdade Sobre os Incas

Leia Mais
Resgate Cultural

março 11, 2025


Conhecer um pouco mais sobre os povos originários da América do Sul é resgatar os traços culturais que nos tornam únicos.

Leia Mais