Resgate Cultural

março 11, 2025


O alto desenvolvimento dos povos originários da América do Sul

“A História dos povos altamente desenvolvidos que habitaram a América do Sul há milênios certamente jamais será esclarecida totalmente, uma vez que nenhum desses povos deixou um sistema de escrita que pudesse dar informações sobre eles. Pode-se falar de culturas esquecidas que despertaram o interesse da ciência há um tempo relativamente curto.

Os povos, seus nomes e idiomas foram levados pelo vento. Mas a quantidade de descobertas arqueológicas indica seu elevado grau de cultura. Descobriram-se ruínas que dão testemunho da magnífica arte arquitetônica desses povos desaparecidos. Essas pedras em decomposição falam a sua própria língua… Contudo, onde está o ser humano capaz de interpretá-la?

O artesanato também alcançou um alto grau de desenvolvimento. O mesmo pode-se dizer dos trabalhos em metais. Isto se tornou evidente através dos preciosos utensílios e maravilhosas joias de prata e ouro que foram encontrados. Também as cerâmicas pintadas em cores vivas e as estatuetas de pedra, encontradas em escavações feitas em muitos locais, dão testemunho do senso artístico desses povos desconhecidos.”

Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas


Os povos andinos destacavam-se pelo uso de técnicas avançadas em muitas áreas, como agricultura, irrigação, cerâmica, tecelagem e arquitetura. Dentre os sítios arqueológicos, Machu Picchu se destaca como o mais conhecido, sendo um dos raros locais que não foram completamente devastados durante o período de colonização.

Apesar de grande parte do patrimônio inca ter sido saqueado, destruído ou derretido, o trabalho de pesquisadores em sítios arqueológicos na América do Sul tem trazido constantemente revelações, que reforçam a percepção sobre o alto desenvolvimento dos povos originários.

Há milhares de anos já existia uma rede de interação e comércio de trocas entre os habitantes da Amazônia, das terras altas dos Andes e das planícies e margens da costa do Pacífico, apontando para o fato de que os povos da região eram inovadores e interagiam de forma ampla pela região. 

Conhecer um pouco mais sobre os povos originários da América do Sul é resgatar os traços culturais que nos tornam únicos.

“Os descendentes dos povos outrora altamente desenvolvidos deixaram-se subjugar voluntariamente pelos incas. Até estavam orgulhosos de serem súditos dos poderosos incas, que reconduziam a sua origem até ‘Inti’, o rei do Sol. O reino incaico expandia-se para todos os lados. Em tempo relativamente curto, os reis incas haviam dominado quase quinhentos povos indígenas.

Cada povo e cada tribo incorporada ao grande reino tinha de aprender a língua quíchua. Isso era lei! No reino todo se devia falar uma só língua.

Ao tomarem o poder, os incas logo começaram a ampliar a rede de estradas implantada pelos tiahuanacos. Nesse caso eles fizeram algo descomunal ! Os incas construíram a estrada mais longa da Terra.”

Roselis von Sass,Revelações Inéditas da História do Brasil

Conheça o legado Inca



Leia Também

Domínio do corpo

outubro 18, 2025


Qualquer exercício especial dá sempre apenas um mísero sucedâneo da força consciente da grande simplicidade, que reside na naturalidade do autodomínio permanente. 


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal


Leia Mais
Desejo sincero

outubro 14, 2025


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal


Leia Mais
Seus Queridos Animais

outubro 04, 2025


“Entoavam canções nas quais vibravam alegria e agradecimento, mas também uma certa tristeza. Tristeza por serem obrigados a abandonar seus queridos animais, que eram livres, e, mesmo assim, tinham vivido ali junto deles. Desde quando a lembrança alcançava, os animais foram sempre seus companheiros.’”


Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas


Leia Mais