Relógio interno

dezembro 10, 2019

Texto "Relógio interno" - O Vaga-Lume


Para quem não vê um campo de girassóis todos os dias, encontrar com um deles pela estrada é um evento. Se a estrada for tranquila e permitir uma paradinha, o encontro pode causar um atraso considerável na viagem ou no cronograma das atividades do dia. É preciso escolher o melhor ângulo para aproveitar o cenário. Há quem se perca pelo meio das hastes e demore a querer voltar. Van Gogh deve ter experimentado situação similar em suas andanças.

A cor solar, a beleza e a alegria cativam. E… como acréscimo, as hastes altas giram em direção ao Sol. A planta tem um tipo de orientação solar que atrai os insetos polinizadores, equipe essencial para a reprodução da espécie. O relógio interno do girassol faz com que ele se volte para leste já durante a noite, esperando o nascer do Sol e… faz pensar. Como está orientado o nosso relógio interno?

Será que o nosso relógio interno está constantemente se voltando para o lado solar da vida, que permite renovação, leveza e liberdade das formas rígidas?

“— Reino dos espíritos!
Susane fez um gesto com certo desprezo, perguntando a seguir, curiosa, qual a opinião de Anette a respeito da teoria de Visram sobre a migração das almas.
— Aquilo sobre o germe do amor, aliás, gostei muito ! …
— Eu?
Anette, insegura, olhou para Visram.
— Eu sinto que há nisso algo de verdadeiro… somente tenho medo de pecar, se desisto imediatamente da minha crença de agora…
— Pecar? exclamou Visram.
E seus olhos tornaram-se momentaneamente escuros de ira. A expressão aflita de Anette doía-lhe profundamente. Tomara que pudesse destruir as seitas e os dogmas rígidos. Quanto sofrimento essas mesquinhas formas de religião já não tinham desencadeado!
— Jamais poderás pecar quando pensares acima do dogma de tua igreja! Jesus não criou nenhum dogma. Isto é obra humana! Nossa felicidade não deverá destroçar-se em formas rígidas… Pensa nisso, Anette.
Visram falara oprimido e insistentemente. Nada na vida era tão importante como a liberdade espiritual ! …”

Roselis von Sass, África e seus Mistérios

Conheça esta obra aqui



Leia Também

Natureza abundante

outubro 21, 2025


“Nas escarpadas encostas, que se situavam como proteção, no lado do poente, eles queriam pernoitar. Ali armaram suas peles em forma de tendas, para se protegerem contra o vento da noite. Construíram um pequeno fogão de pedras, para fazerem fogo à noite.

Então seguiram o caminho até alcançarem o fim da alta planície. O céu irradiava uma indescritível claridade, o Sol declinava e o mar parecia chamejar. No chão branco da margem arenosa e calcária, com leve declive, e cujas beiras eram lavadas pelo mar, pairava um brilho áureo-cintilante...”


Éfeso, Coleção o Mundo do Graal

Leia Mais
Domínio do corpo

outubro 18, 2025


Qualquer exercício especial dá sempre apenas um mísero sucedâneo da força consciente da grande simplicidade, que reside na naturalidade do autodomínio permanente. 


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal


Leia Mais
Desejo sincero

outubro 14, 2025


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal


Leia Mais