Relógio interno

dezembro 10, 2019

Texto "Relógio interno" - O Vaga-Lume


Para quem não vê um campo de girassóis todos os dias, encontrar com um deles pela estrada é um evento. Se a estrada for tranquila e permitir uma paradinha, o encontro pode causar um atraso considerável na viagem ou no cronograma das atividades do dia. É preciso escolher o melhor ângulo para aproveitar o cenário. Há quem se perca pelo meio das hastes e demore a querer voltar. Van Gogh deve ter experimentado situação similar em suas andanças.

A cor solar, a beleza e a alegria cativam. E… como acréscimo, as hastes altas giram em direção ao Sol. A planta tem um tipo de orientação solar que atrai os insetos polinizadores, equipe essencial para a reprodução da espécie. O relógio interno do girassol faz com que ele se volte para leste já durante a noite, esperando o nascer do Sol e… faz pensar. Como está orientado o nosso relógio interno?

Será que o nosso relógio interno está constantemente se voltando para o lado solar da vida, que permite renovação, leveza e liberdade das formas rígidas?

“— Reino dos espíritos!
Susane fez um gesto com certo desprezo, perguntando a seguir, curiosa, qual a opinião de Anette a respeito da teoria de Visram sobre a migração das almas.
— Aquilo sobre o germe do amor, aliás, gostei muito ! …
— Eu?
Anette, insegura, olhou para Visram.
— Eu sinto que há nisso algo de verdadeiro… somente tenho medo de pecar, se desisto imediatamente da minha crença de agora…
— Pecar? exclamou Visram.
E seus olhos tornaram-se momentaneamente escuros de ira. A expressão aflita de Anette doía-lhe profundamente. Tomara que pudesse destruir as seitas e os dogmas rígidos. Quanto sofrimento essas mesquinhas formas de religião já não tinham desencadeado!
— Jamais poderás pecar quando pensares acima do dogma de tua igreja! Jesus não criou nenhum dogma. Isto é obra humana! Nossa felicidade não deverá destroçar-se em formas rígidas… Pensa nisso, Anette.
Visram falara oprimido e insistentemente. Nada na vida era tão importante como a liberdade espiritual ! …”

Roselis von Sass, África e seus Mistérios

Conheça esta obra aqui



Leia Também

Águas mansas e corredeiras

janeiro 22, 2022

Ilustração de pequeno barco com pessoa remando dentro

Quando pequenos, nós humanos perguntamos incessantemente pelos tantos porquês, passamos por fases em que aprendemos muito em pouco tempo, desenvolvemos novas percepções e visão de mundo. Mais tarde, os questionamentos se deslocam para outros objetos ou lugares, mas continuam sendo potentes gatilhos para o movimento – sempre que permitimos.
Leia Mais
Boa Vontade

janeiro 18, 2022

Lindo por do sol na praia

“Com a persistente boa vontade  
tem de sobrevir o remate de todas as expiações, já que aquele que quer o bem e age nesse sentido não concede novo alimento para novas exigências de expiações.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal
Leia Mais
Silenciosamente

janeiro 16, 2022

Foto de entarder na praia, onde a sequencia de ondas, banha e desenha a areia em movimento infinito.

“Retira-te do convívio e procura a solidão. Apenas durante um curto lapso de tempo… Todos os grandes feitos nascem no silêncio…”

Roselis von Sass, África e seus Mistérios
Leia Mais