Reflexões sobre Temas Bíblicos

dezembro 14, 2012





"Apesar de as pessoas não terem a verdadeira compreensão do enorme sacrifício de Cristo ao vir à Terra, todos dizem que ele veio para nos salvar. Muitos dizem até que Cristo veio para morrer na cruz e que com esse sacrifício nos salvou a todos.

Vários erros decorrem dessas afirmações.

Em primeiro lugar, ele não veio para morrer na cruz! Qual pai enviaria seu filho para tão horrenda morte? Acreditar que o Criador enviou Seu filho para morrer na cruz é acreditar em um Deus cruel e arbitrário.

São de Cristo as palavras a respeito de sua missão:

‘Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 
Se alguém ouvir as minhas palavras, mas não as guardar, eu não o julgo. Pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvá-lo.’ (Jo 12:46-47)

A propósito, a pena de morte na cruz prevista na lei romana só era executada para quem não fosse cidadão romano. Isto porque era considerada uma forma muito cruel de executar o condenado, que morria por asfixia, lentamente.

Em razão de ser esta uma forma 
cruel de executar os condenados com
 a pena capital, os cidadãos romanos 
eram executados pela espada, como
 ocorreu com Paulo, que logo ao ser 
preso devido à perseguição que lhe moviam os judeus, declarou-se cidadão romano, fazendo valer suas prerrogativas (At 22:25-29).

Cristo foi enviado à Terra mesmo diante da enorme possibilidade de que os homens não o reconhecessem e o assassinassem, como de fato ocorreu.

Se o Pai tivesse enviado Cristo para morrer na cruz, o papel de Judas Iscariotes e das demais pessoas envolvidas no horrível assassinato estaria de acordo com a vontade divina... Sim, pois se não fossem eles, não haveria a morte na cruz. Acreditar em tais coisas é escarnecer da divindade e querer empanar o brilho da missão do Filho de Deus e o sacrifício feito por ele!

Também Cristo não veio para salvar todos, mas muitos, o que é algo bem diferente. Ele veio apenas para salvar aqueles que desejassem ser salvos...”




Leia Também

Tempo de despedida

julho 27, 2024


Jadasa encostou a cabeça contra a parede onde se achava apoiada, fechou os olhos e começou pensativamente:

— Claros e luminosos degraus conduzem a uma Luz que ninguém poderá descrever. E claros e luminosos entes ajudam as almas a transpor esses degraus para cima, cada vez mais para cima. Há jardins em ambos os lados desses degraus. Maravilhosas e aromáticas flores crescem neles, cuidadas por graciosos entes femininos.

Zoroaster, Coleção o Mundo do Graal
Leia Mais
Valor espiritual

julho 23, 2024


"Somente o compreender pleno e sem lacunas equivale à convicção, a qual unicamente possui valor espiritual!”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Abalos Anímicos

julho 20, 2024


Daniela Schmitz Wortmeyer

Ainda me lembro com nitidez daquela cena: ela caminhava apressada com uma folha nas mãos, lendo o conteúdo, enquanto lágrimas se avolumavam em seu rosto. Entrou quase em fuga no vestiário. Eu, que passava pelo corredor nesse exato momento, tive o impulso de segui-la, sentindo que deveria ajudar.

Trabalhávamos em setores distintos, embora próximos, e nossos contatos até então se resumiam a poucas conversas triviais. E eis que, de súbito, me vejo diante dela, agora sentada em um sofá entre os armários do vestiário, com um diagnóstico em mãos: “câncer”. 

O turbilhão em que ela se viu a partir desse dia acabou envolvendo várias pessoas. Entre torrentes de lágrimas, apreensões compartilhadas, histórias inspiradoras contadas, palavras de apoio e carinho, abraços e orações, foi se formando uma comunidade em torno dela, cada um se esforçando para auxiliar como podia. Os laços foram se fortalecendo, pessoas antes dispersas passaram a se integrar e colaborar, sensibilizadas pelo que ocorria.

A partir daquele forte abalo, em que a terra pareceu tremer e escapar de baixo dos pés, muita coisa pôde vir à luz. Nossas conversas cotidianas se tornaram mais profundas e significativas, tocando em temas como a percepção da fragilidade da própria vida, os medos ligados ao que aconteceria consigo e com a família, reflexões sobre o que significou sua jornada até ali, perguntas sobre o real significado da existência, a busca por compreender os porquês, nos campos físico, emocional, espiritual...
Leia Mais