Pela liberdade

setembro 10, 2020

Imagem da Arquiduquesa Leopoldina da Áustria, séc. XVIII, de Josef Kreutzinger, óleo sobre tela, Schönbrunn, Áustria.


“Pensativa, Leopoldina encarou os dois médicos, ao terminarem os seus comentários, inquirindo se havia muita gente no Brasil desejando a liberdade. Com certo receio os dois entreolharam-se e acenaram com a cabeça afirmativamente, acrescentando que o número desses tais já era muito maior do que se poderia supor.

— Isso é muito natural, comentou com firmeza dona Leopoldina, todo país tem o direito de ser livre. Os dois médicos acenaram de novo com a cabeça, em sinal de aprovação. Mas não pretendiam dizer mais nada… ‘Que poderia uma princesa de Habsburgo compreender do imenso desejo de liberdade?’

Não tardou muito, porém, e logo se evidenciou a ambos que ela efetivamente era a favor da libertação do Brasil de Portugal. Mais tarde, quando dona Leopoldina se empenhou de todo pelo movimento da Independência do Brasil, os dois médicos rememoravam a conversa que haviam tido com ela, a bordo.”

Roselis von Sass, Revelações Inéditas da História do Brasil

Leia o livrete

*Crédito da imagem: Arquiduquesa Leopoldina da Áustria, séc. XVIII, Josef Kreutzinger, óleo sobre tela, Schönbrunn, Áustria.



Leia Também

Constantes transformações

abril 13, 2021

galho de árvore com neve

 

 Supomos que algum dia, no lugar do deserto do Saara, surja um mar, pois já agora se encontra no fundo, debaixo da areia, uma grande extensão de água. Um astro como a Terra está sujeito a constantes transformações. E isso é absolutamente necessário."

Roselis von Sass, O Nascimento da Terra

Leia Mais
Doadores

abril 08, 2021

Mão estendida para amparar

“Temos de nos mostrar dignos de nossa condição humana! Devemos nos movimentar e trabalhar, criando um mundo no meio do reino da natureza, um mundo de beleza e harmonia! Atuando assim, então não seremos somente os que recebem, mas também os doadores!”

Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas
Leia Mais
Perda

abril 06, 2021

Por do sol refletindo na água

“Somente no decorrer dos últimos sete mil anos é que foi aniquilado totalmente o verdadeiro saber que as criaturas humanas possuíam da atuação dos enteais.”

Roselis von Sass, O Livro do Juízo Final
Leia Mais