O erro da mentira

agosto 12, 2023

Botões de rosa murchos

“Por que o ser humano mente? Ou, por que ele teme a verdade? Da mentira qualquer um deveria ter medo, jamais, porém, da verdade, pois a verdade vem de Deus!
Neste pequeno artigo não será focalizada a verdade no sentido superior, mas apenas será mencionado o mau costume, amplamente difundido, de mentir no dia a dia. Cada mentira é, em última análise, uma armadilha que o autor coloca para si mesmo.
Escrevem-se e publicam-se, ou simplesmente se retransmitem verbalmente coisas que, num exame mais apurado, revelam-se como simples mentiras. Assim é, a começar da alta política, descendo até o círculo familiar mais restrito. Quantas vezes não deparamos com crianças que temem falar a verdade aos seus pais? Essas crianças, naturalmente, têm percebido que a verdade e o comportamento de acordo com a verdade em todas as coisas não são muito bem-conceituados pelos adultos e, por esse motivo, certamente também não desejados. É de estranhar, então, que existam tantas crianças mentirosas? A criança observa muito bem, porém não sabe avaliar o que é certo e o que é errado. Simplesmente imita os adultos, o que, aliás, está certo e é necessário. É de se lamentar, apenas, que essas crianças estejam vendo tão pouca veracidade a seu redor.
Refletindo somente sobre tantas mentiras pronunciadas diariamente, a respeito de coisas mínimas, pode-se compreender que também para as crianças, mais tarde, quando forem adultas, o elevado conceito da verdade terá de permanecer incompreensível.”

Roselis von Sass, Fios do Destino Determinam a Vida Humana


Leia Também

Ligações de amor

junho 11, 2024


“J
á sabia quais os pensamentos e imaginações que a coluna de fumaça ascendente havia despertado nele. E não era de se esperar outra coisa, pois o casal real estava ligado entre si em amor. Por isso um sempre sabia tudo do outro.”

Roselis von Sass, Sabá, o País das mil Fragrâncias

Leia Mais
Tempo

junho 08, 2024


Ora ele parece curto, ora comprido. Mas nunca encolhe nem estica. O tempo fica parado, e somos nós que nos movemos. O tempo das obrigações nos pressiona do lado de fora, enquanto por dentro funcionamos em outro ritmo.

Leia Mais
Construir o novo

junho 06, 2024


Para construir o novo... clique para assistir.
Leia Mais