O erro da mentira

agosto 12, 2023

Botões de rosa murchos

“Por que o ser humano mente? Ou, por que ele teme a verdade? Da mentira qualquer um deveria ter medo, jamais, porém, da verdade, pois a verdade vem de Deus!
Neste pequeno artigo não será focalizada a verdade no sentido superior, mas apenas será mencionado o mau costume, amplamente difundido, de mentir no dia a dia. Cada mentira é, em última análise, uma armadilha que o autor coloca para si mesmo.
Escrevem-se e publicam-se, ou simplesmente se retransmitem verbalmente coisas que, num exame mais apurado, revelam-se como simples mentiras. Assim é, a começar da alta política, descendo até o círculo familiar mais restrito. Quantas vezes não deparamos com crianças que temem falar a verdade aos seus pais? Essas crianças, naturalmente, têm percebido que a verdade e o comportamento de acordo com a verdade em todas as coisas não são muito bem-conceituados pelos adultos e, por esse motivo, certamente também não desejados. É de estranhar, então, que existam tantas crianças mentirosas? A criança observa muito bem, porém não sabe avaliar o que é certo e o que é errado. Simplesmente imita os adultos, o que, aliás, está certo e é necessário. É de se lamentar, apenas, que essas crianças estejam vendo tão pouca veracidade a seu redor.
Refletindo somente sobre tantas mentiras pronunciadas diariamente, a respeito de coisas mínimas, pode-se compreender que também para as crianças, mais tarde, quando forem adultas, o elevado conceito da verdade terá de permanecer incompreensível.”

Roselis von Sass, Fios do Destino Determinam a Vida Humana


Leia Também

Moldar a argila

fevereiro 28, 2024

Ilustração colorida de mãos moldando barro

A Terra gira. A atuação de cada um – incluindo sentimentos, pensamentos, palavras e ações – é capaz de impactar as condições de vida. Condições mais ou menos favoráveis. Coletivamente, somos afetados pela atuação humana como um todo.
Leia Mais
Vida em equilíbrio

fevereiro 25, 2024

Foto de vegetação com fundo de céu azul


Roselis von Sass, Sabá, o País da Mil Fragrâncias 

Leia Mais
Corpos Siderais

fevereiro 20, 2024

Lua cheia no céu

Como nos fenômenos visíveis aos olhos terrenos, da semente advêm o desenvolvimento, a formação, a maturação e a colheita, ou a desintegração, acarretando transformações e decomposições para ulteriores desenvolvimentos, quer se trate de plantas, animais ou corpos humanos; exatamente assim é também nos grandes fenômenos do mundo.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais