O erro da mentira

agosto 12, 2023

Botões de rosa murchos

“Por que o ser humano mente? Ou, por que ele teme a verdade? Da mentira qualquer um deveria ter medo, jamais, porém, da verdade, pois a verdade vem de Deus!
Neste pequeno artigo não será focalizada a verdade no sentido superior, mas apenas será mencionado o mau costume, amplamente difundido, de mentir no dia a dia. Cada mentira é, em última análise, uma armadilha que o autor coloca para si mesmo.
Escrevem-se e publicam-se, ou simplesmente se retransmitem verbalmente coisas que, num exame mais apurado, revelam-se como simples mentiras. Assim é, a começar da alta política, descendo até o círculo familiar mais restrito. Quantas vezes não deparamos com crianças que temem falar a verdade aos seus pais? Essas crianças, naturalmente, têm percebido que a verdade e o comportamento de acordo com a verdade em todas as coisas não são muito bem-conceituados pelos adultos e, por esse motivo, certamente também não desejados. É de estranhar, então, que existam tantas crianças mentirosas? A criança observa muito bem, porém não sabe avaliar o que é certo e o que é errado. Simplesmente imita os adultos, o que, aliás, está certo e é necessário. É de se lamentar, apenas, que essas crianças estejam vendo tão pouca veracidade a seu redor.
Refletindo somente sobre tantas mentiras pronunciadas diariamente, a respeito de coisas mínimas, pode-se compreender que também para as crianças, mais tarde, quando forem adultas, o elevado conceito da verdade terá de permanecer incompreensível.”

Roselis von Sass, Fios do Destino Determinam a Vida Humana


Leia Também

O VAGA-LUME - EDIÇÃO 72

agosto 31, 2025

A beleza verdadeira comove e convida ao voo. Ela pode ser capturada pelos sentidos e pela alma. Por isso não é acessório. É bálsamo e cura. Para além daquelas grandiosas, as pequenas belezas acendem uma luz no cotidiano. Podem ser vistas ou também sentidas num gesto, numa ação. Cada pessoa, assim como cada povo, tem sua expressão particular de beleza, atuando como doador e colaborador no engrandecimento do mundo.

Leia Mais
Pensamentos Confusos

agosto 30, 2025


Leia Mais
Destinos moldados

agosto 26, 2025


“Sempre e sempre de novo se reconhece que tudo, mas tudo mesmo, se encontra exclusivamente nas mãos do próprio ser humano. Unicamente ele é senhor do seu próprio destino...”


Roberto C. P. Junior, Jesus Ensina as Leis da Criação

Leia Mais