Forças das alturas

setembro 23, 2023

Vela acesa dentro de um castiçal

"— Sede bem-vindos a minha casa. Que ela seja vossa, enquanto aqui quiserdes permanecer.
Li-Erl naturalmente supôs que as palavras se destinassem a Lie-Tse; tanto mais surpreso ficou, quando o velho seguiu dizendo:
—Li-Erl, filho dos jardins sagrados, grande foi a graça que Deus me proporcionou, permitindo-me ver-te. Puro como Ele te enviou, assim te conservaste. Guiado pela Pureza terás de caminhar por entre os homens, reavivando a Luz que se extingue, trazendo a Verdade àqueles que se asfixiam nos pecados.
O jovem mal sabia como responder. Demasiadamente elevado fora o que escutara há pouco. Bem sabia ter sido escolhido como Portador da Verdade, mas ainda ninguém, a não ser Lie-Tse, falara a respeito. O tempo da missão parecia-lhe bem distante.
Não percebia que ela já começara em silêncio, e que ele fora marcado como mensageiro de Deus, marca essa invisível aos olhos terrenos.
Também Lie-Tse surpreendera-se. Ele, que sempre estivera em redor de Li-Erl, não notara o sinal. Via-o somente agora, após ter sido mencionado pelo hospedeiro. Alegria pura e grande encheu-lhe o coração.
Assim, o ingresso deles no lar de Pe-Yang aconteceu bem diferente do imaginado. Daquele momento em diante o jovem movimentava-se contente e à vontade, no meio dos dois anciãos, aprendendo e aproveitando a grande sabedoria deles, permanecendo, entretanto, sempre o outorgante!
Transmitia-lhes, inconscientemente, forças que afluíam a ele das alturas; fortalecia-lhes as almas cansadas, e os dois olhavam a vida com novo ânimo, num pressentimento de novas missões...”

Lao-Tse,
Coleção o Mundo do Graal


Leia Também

Beleza Mínima

outubro 25, 2025


Sibélia Zanon

A beleza é mandamento na asa de passarinho. Se assim não fosse, a cor não habitaria tanta pena. Planando em altura e com leveza, a beleza é arrebatamento – um horizonte se deita sob suas asas.

A beleza chega a ser pungente – pulsa e se faz reconhecer fácil e intimamente. É essência e necessidade numa vida que busca inteirezas. 

Por ser tão forte, chega a provocar desconforto ao revelar a ferida. Deflagra aquilo que o cotidiano – coberto com um manto tecido de dor e breu – não consegue ser. Ao iluminar a penumbra costumeira, a beleza constitui-se num lembrete da escassez e pode fazer doer uma saudade. O que parecia conforto passa a ser…

Leia Mais
Natureza abundante

outubro 21, 2025


“Nas escarpadas encostas, que se situavam como proteção, no lado do poente, eles queriam pernoitar. Ali armaram suas peles em forma de tendas, para se protegerem contra o vento da noite. Construíram um pequeno fogão de pedras, para fazerem fogo à noite.

Então seguiram o caminho até alcançarem o fim da alta planície. O céu irradiava uma indescritível claridade, o Sol declinava e o mar parecia chamejar. No chão branco da margem arenosa e calcária, com leve declive, e cujas beiras eram lavadas pelo mar, pairava um brilho áureo-cintilante...”


Éfeso, Coleção o Mundo do Graal

Leia Mais
Domínio do corpo

outubro 18, 2025


Qualquer exercício especial dá sempre apenas um mísero sucedâneo da força consciente da grande simplicidade, que reside na naturalidade do autodomínio permanente. 


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal


Leia Mais