Espírito, corpo e alma

fevereiro 18, 2020

Imagem do texto "Espírito, corpo e alma" - Livro "Sabá, o País das Mil Fragrâncias" de Roselis von Sass

“Biltis parecia ter esquecido Haran. Ela sentara novamente calada em sua almofada e olhava cismando à sua frente. Bildad tirara de uma prateleira uma estátua artisticamente entalhada em madeira e decorada com pedras preciosas, colocando-a diante de si, na mesa.

— Imaginai agora que esta estátua enfeitada com pedras preciosas fosse um espírito humano. O que iríeis dizer, se eu vestisse esse espírito com uma camisa, envolvendo-o completamente? Bildad olhou sorrindo para os alunos, aguardando.

— Espírito com camisa, disse Itaí, algo timidamente. Bildad esperou até que a geral explosão de alegria, provocada pelas palavras de Itaí, cessasse, depois falou:

— Espírito com alma! O que diríeis se eu colocasse um manto grosso e consistente sobre tal camisa?

— Espírito com corpo, disse Haran algo duvidoso.

— Espírito com alma e corpo, disse Biltis com firmeza. Haran acenou afirmativamente. Ele havia esquecido a camisa, a alma. Bildad elogiou Haran e Biltis, buscando a seguir três copos de ouro da sala contígua. Colocou primeiramente os copos lado a lado na mesa, de modo que todos pudessem vê- los; a seguir, colocou-os um dentro do outro.

— Agora podeis ver apenas um copo. Aliás, o mais externo. Suponhamos que esse copo fosse o corpo terreno. Se esse corpo terreno morrer, então aparece o copo do meio, a alma. E se eu tirar agora também o copo do meio – pois a alma morre igualmente, quando o tempo para isso tiver chegado – então o espírito está livre novamente. Sem os invólucros constituídos pela alma e o corpo terreno, ele não tem mais nenhuma ligação com os mundos perecíveis da matéria.

Bildad recolocou os copos um dentro do outro e disse finalizando:
— Cada um de nós é uma pequena trindade! Se cada parte dessa trindade cumprir seu dever em sentido correto, então sombra nenhuma turvará nossa harmonia com o céu! Depois dessas palavras, virou-se novamente para o papiro, pedindo a Halide que o lesse.”

Roselis von Sass, Sabá, o País das Mil Fragrâncias

Veja aqui o vídeo sobre a obra



Leia Também

Mundo de luz

setembro 14, 2024


"
Uma onda de força perfluiu-o, e o conceito de tempo desapareceu por alguns instantes. Sentiu-se arrastado para dentro de uma radiosa corrente de Luz da eternidade, que conduzia a um mundo de paz e amor. ‘Honra a Deus nas alturas!…’ é o que cantava e soava em seu íntimo, ao voltar do mundo de Luz que se abrira ao seu espírito…"

Roselis von Sass, África e seus Mistérios
Leia Mais
Perdão

setembro 10, 2024

 
O Livro do Juízo Final, de Roselis von Sass
Leia Mais
Elos úteis

setembro 03, 2024


"
Com o tempo desenvolveu-se entre os colonizadores espalhados nas margens do grande rio um movimentado intercâmbio com os produtos de seu trabalho.

Eles utilizavam as vias navegáveis para o transporte de suas mercadorias. Com isso se mesclavam os grupos de tribos isoladas. Um aprendia com o outro; um regozijava-se com o progresso do outro, aproveitando suas experiências.

Assim eles eram elos úteis na corrente das forças servidoras desta Criação. Outra coisa também não deveriam ser. Imaculada e límpida permanecia a sua vontade. Quais crianças alegres e cheias de gratidão, serviam ao Criador e ajudavam-se mutuamente."

Aspectos do Antigo Egito, Coleção o Mundo do Graal
Leia Mais