Esfera do Presentear

dezembro 21, 2021


Mãos ofertando fios iluminados

A alegria por poder conviver com as pessoas que se ama, a gratidão pelo fechamento de mais um ciclo e por outro que se abre ou mesmo as fitas que descem do céu unindo a todos refletem a riqueza inspiradora que o mês de dezembro traz consigo. Na esfera do presentear, o que cada um tem para dar? Além dos mais diversos bens materiais concretos, há os bens mais abstratos, como perdão, compreensão, respeito, bondade, generosidade, amor, harmonia… Há quem diga que o mais importante na esfera do dar não está nos bens materiais, até porque não seria justo que uma pessoa de poucas posses não pudesse ofertar algo.

 “A mais importante esfera do dar, no entanto, não é a das coisas materiais, ela está no domínio especificamente humano. O que uma pessoa dá a outra? Dá de si mesma o bem mais precioso que tem, dá sua vida. Isso não significa necessariamente que sacrifique sua vida pelo outro, mas que lhe dá aquilo que está vivo nele; dá sua alegria, seu interesse, sua compreensão, seu conhecimento, seu humor, sua tristeza — todas as expressões e manifestações do que é vivo nele. Nessa dação da sua vida, enriquece o outro elevando seu próprio sentimento de vitalidade. Não dá para receber: a dação é, em si, uma suprema alegria.”Erich Fromm, A arte de amar

Continue lendo no livrete “Reflexões sobre o Natal” abaixo:



Leia Também

Valores Espirituais

novembro 25, 2025


“A voz do povo já está certa nisso quando afirma: “Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és!”

Seres humanos vazios, que não almejam conseguir o verdadeiro conteúdo de suas vidas, fugirão daquelas pessoas que trazem em si valores espirituais.

Valores espirituais ninguém pode esconder...”


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal



Leia Mais
Reciprocidade

novembro 20, 2025


“A lei da reciprocidade, por seu turno, implica em que tudo o que fazemos de bom ou de ruim virá a nosso encontro, seja nesta ou em outra vida. De uma certa maneira essa lei da Criação é conhecida da humanidade e é expressa no dito popular: “quem semeia vento colhe tempestade”. Tal provérbio vem da estrita observância da lei da reciprocidade.”

Fernando J. Marques, Reflexões sobre Temas Bíblicos, obra publicada pela Ordem do Graal na Terra 

Leia Mais
O Caminho para a Verdade

novembro 18, 2025


“Muitos necessitam frequentar igrejas. De como ele, o ser humano individual, se abre nisso, tanto assim receberá. Muitas pessoas chegam à devoção apenas nas florestas, outras diante do mar, outras, por sua vez, pela música, e muitíssimas pessoas, realmente, nas igrejas. Essas pessoas não devem esquivar-se das igrejas!”

Abdruschin, Respostas a Perguntas

Leia Mais