Esfera do Presentear

dezembro 21, 2021


Mãos ofertando fios iluminados

A alegria por poder conviver com as pessoas que se ama, a gratidão pelo fechamento de mais um ciclo e por outro que se abre ou mesmo as fitas que descem do céu unindo a todos refletem a riqueza inspiradora que o mês de dezembro traz consigo. Na esfera do presentear, o que cada um tem para dar? Além dos mais diversos bens materiais concretos, há os bens mais abstratos, como perdão, compreensão, respeito, bondade, generosidade, amor, harmonia… Há quem diga que o mais importante na esfera do dar não está nos bens materiais, até porque não seria justo que uma pessoa de poucas posses não pudesse ofertar algo.

 “A mais importante esfera do dar, no entanto, não é a das coisas materiais, ela está no domínio especificamente humano. O que uma pessoa dá a outra? Dá de si mesma o bem mais precioso que tem, dá sua vida. Isso não significa necessariamente que sacrifique sua vida pelo outro, mas que lhe dá aquilo que está vivo nele; dá sua alegria, seu interesse, sua compreensão, seu conhecimento, seu humor, sua tristeza — todas as expressões e manifestações do que é vivo nele. Nessa dação da sua vida, enriquece o outro elevando seu próprio sentimento de vitalidade. Não dá para receber: a dação é, em si, uma suprema alegria.”Erich Fromm, A arte de amar

Continue lendo no livrete “Reflexões sobre o Natal” abaixo:



Leia Também

Moldar a argila

fevereiro 28, 2024

Ilustração colorida de mãos moldando barro

A Terra gira. A atuação de cada um – incluindo sentimentos, pensamentos, palavras e ações – é capaz de impactar as condições de vida. Condições mais ou menos favoráveis. Coletivamente, somos afetados pela atuação humana como um todo.
Leia Mais
Vida em equilíbrio

fevereiro 25, 2024

Foto de vegetação com fundo de céu azul


Roselis von Sass, Sabá, o País da Mil Fragrâncias 

Leia Mais
Corpos Siderais

fevereiro 20, 2024

Lua cheia no céu

Como nos fenômenos visíveis aos olhos terrenos, da semente advêm o desenvolvimento, a formação, a maturação e a colheita, ou a desintegração, acarretando transformações e decomposições para ulteriores desenvolvimentos, quer se trate de plantas, animais ou corpos humanos; exatamente assim é também nos grandes fenômenos do mundo.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais