Esfera do Presentear

dezembro 21, 2021


Mãos ofertando fios iluminados

A alegria por poder conviver com as pessoas que se ama, a gratidão pelo fechamento de mais um ciclo e por outro que se abre ou mesmo as fitas que descem do céu unindo a todos refletem a riqueza inspiradora que o mês de dezembro traz consigo. Na esfera do presentear, o que cada um tem para dar? Além dos mais diversos bens materiais concretos, há os bens mais abstratos, como perdão, compreensão, respeito, bondade, generosidade, amor, harmonia… Há quem diga que o mais importante na esfera do dar não está nos bens materiais, até porque não seria justo que uma pessoa de poucas posses não pudesse ofertar algo.

 “A mais importante esfera do dar, no entanto, não é a das coisas materiais, ela está no domínio especificamente humano. O que uma pessoa dá a outra? Dá de si mesma o bem mais precioso que tem, dá sua vida. Isso não significa necessariamente que sacrifique sua vida pelo outro, mas que lhe dá aquilo que está vivo nele; dá sua alegria, seu interesse, sua compreensão, seu conhecimento, seu humor, sua tristeza — todas as expressões e manifestações do que é vivo nele. Nessa dação da sua vida, enriquece o outro elevando seu próprio sentimento de vitalidade. Não dá para receber: a dação é, em si, uma suprema alegria.”Erich Fromm, A arte de amar

Continue lendo no livrete “Reflexões sobre o Natal” abaixo:



Leia Também

Pedidos e orações

junho 23, 2024


“A multiplicidade de uma oração enfraquecê-la-á sempre. Um filho também não vem ao pai com sete pedidos ao mesmo tempo, mas sempre apenas com um, aquele que justamente mais lhe pesa no coração, seja sofrimento ou um desejo.

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal 
Leia Mais
Coleções de tempo

junho 18, 2024


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Saber e Aprender

junho 15, 2024

 
"Já acentuei também uma vez a grande diferença entre o ‘saber’ e o ‘aprendido’. A erudição ainda está muito longe do verdadeiro saber, que só pode ser algo próprio individual, ao passo que o aprendido é a aceitação de alguma coisa fora do âmbito pessoal.

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais