A pequena
aranha tece, com zelo de artesã, ponto por ponto sua teia. Lança os fios
translúcidos de um extremo a outro, trabalhando por horas e horas até obter um
magnífico resultado. Sob a luz do sol, vislumbra-se a perfeição da obra desse minúsculo
ser. Mas eis que virá o vento, a chuva ou um passante desatento, para pôr fim à
completude da obra, destruindo a teia. Como reagirá, então, a aranha? Imagino
que, após um tempo encolhida num canto esperando cessar a ameaça, ela
reiniciará seu trabalho, reconstruindo sua teia, quantas vezes for necessário.
Pois essa é a sua natureza, o seu papel no Universo, a despeito de todas as
forças contrárias que possam existir.
Tenho
muito a aprender observando a Natureza. Às vezes percebo que estamos cada vez
mais escravos de uma mente limitada, que busca explicação racional para tudo,
querendo enxergar começo-meio-e-fim em todas as coisas - como se só assim
houvesse um real sentido. Nada mais acontece seguindo o fluxo natural da vida:
é preciso haver resultados, previsíveis e mensuráveis, para “valer a pena” o
investimento. No trabalho, nos relacionamentos, nos estudos e até mesmo nos
momentos de lazer... E, no entanto, o sentimento de frustração tem crescido, em
todas as esferas da existência, deixando um gosto amargo de fracasso e
desilusão.
O
antiquíssimo livro hindu Bhagavad-Gîtâ retrata o diálogo entre Krishna e o
arqueiro Arjuna, que hesita em empreender um importante combate pelo domínio da
cidade de Hastinapura. O enredo, repleto de simbolismos, pode ser associado à
luta do ser humano em desenvolvimento pelo domínio de sua própria alma, à
procura da conexão com o Eu real. Krishna atua como auxiliador e conselheiro,
indicando ao aflito Arjuna o caminho a seguir, como nesta passagem: “Seja, pois, o motivo das tuas ações e dos
teus pensamentos sempre o cumprimento do dever, e faze as tuas obras sem
procurares recompensa, sem te preocupares com o teu sucesso ou insucesso, com o
teu ganho ou o teu prejuízo pessoal. Não caias, porém, em ociosidade e inação,
como acontece facilmente aos que perderam a ilusão de esperar uma recompensa
das suas ações.”
Krishna
assinala ainda as consequências de se depositar demasiada expectativa nas
próprias ações: “Por muito importante que
seja a tua reta ação, o primeiro lugar pertence sempre ao reto pensamento.
Procura, portanto, o teu refúgio na paz e na calma do reto pensar, ó Arjuna:
porque aqueles que baseiam o seu bem-estar só nas ações, com estas
necessariamente perdem a felicidade e a paz, e caem na miséria e no
descontentamento.”
Diante desses
sábios ensinamentos, pergunto-me se não costumamos depositar o sentido da
existência nos lugares errados. Consideremos que Arjuna foi aconselhado a
cumprir seu dever independentemente de obter sucesso ou insucesso com isso, assim
como fazia a aranha descrita no início do texto.
O dever
de nossa personagem aracnídea, naturalmente, é cumprir o papel de aranha,
construindo sua teia a despeito das vicissitudes encontradas ao longo da obra. Pois
seu atuar de aranha possui uma finalidade que transcende resultados imediatos,
contribuindo para o equilíbrio do ecossistema global. No livro Os Primeiros Seres Humanos, a escritora Roselis von Sass destaca que: “Cada animal, até mesmo o ínfimo inseto, tem sua razão de ser no mundo!
Todos eles contribuem, com sua espécie, para que o equilíbrio na natureza nunca
seja perturbado!”
Mas, se é
relativamente evidente a finalidade da existência de plantas ou animais, o
mesmo não se verifica em relação ao ser humano... Qual seria a verdadeira
finalidade da existência humana? Qual “dever” teria o ser humano a cumprir a
fim de alcançar a paz interior, ainda que não encontre recompensas imediatas
por suas ações? Onde focalizar os pensamentos, para não cair ante os obstáculos
inevitáveis à satisfação ilimitada dos desejos?
Apesar de
todo o avanço científico e tecnológico, creio que homens e mulheres ainda não descobriram
seu singular papel no equilíbrio universal. Vivemos em frenética busca de algo
que nunca é alcançado, na tentativa de preencher nosso indecifrável vazio por
meio de pessoas, objetos, realizações... A frustração cedo ou tarde logicamente
ocorrerá, pois nos fixamos em elementos mutáveis, transitórios, impermanentes.
No mundo
atual, não é óbvia a resposta à questão: haveria valores permanentes? Seria
possível embasar a existência em uma dimensão ideal, que conduza o ser humano à
transcendência? Para o escritor Abdruschin, na obra Na Luz da Verdade: “É dever sagrado do espírito humano
pesquisar por que se encontra na Terra, ou por que motivo vive nesta Criação, à
qual se encontra ligado por milhares de fios. Nenhum ser humano se tem em conta
de tão insignificante, para crer que sua existência fosse sem finalidade, se
ele mesmo assim não a tornasse.”
Para além
de fórmulas e dogmas, penso que a tarefa de encontrar o sentido de sua
existência cabe a cada ser humano individualmente: uma jornada de
autoconhecimento, à procura de fios que sejam significativos para tecer a obra
de sua vida. Que se conectem a uma realização profunda, inalcançável por
tempestades e passantes desatentos.
“Cada ser age em conformidade com
a sua natureza; também o sábio procura o que se harmoniza com a sua própria
natureza, de acordo com aquilo que é o mais alto no seu caráter.”
“Os incas daquele tempo não conheciam doenças. Nasciam saudáveis, alimentavam-se corretamente e também respiravam de modo certo; assim, com saúde, podiam deixar a Terra...”