A origem da festa junina

junho 24, 2021

Chamas do inicio de uma fogueira em contraste com horizonte de água, bordado com céu azul e luz dourada de final de dia.

Existem divergências quanto à origem da festa junina, mas uma das versões sobre o seu surgimento conta que a festa vem de tempos muito antigos, anteriores ao surgimento da era cristã. Trata-se de uma reminiscência das festas agrárias, da era pré-cristã, em que o tempo era marcado através dos ciclos naturais. Há indicações de que o seu surgimento foi uma 
consequência do solstício de verão na Europa, Oriente Médio e norte da África, época em que o sol se afasta ao máximo do equador, caracterizando o dia mais longo e a noite mais curta do ano. 

Nessa época, os povos celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios e sumérios criavam ritos e festas para agradecer as dádivas da terra, festejando também a fertilidade da natureza. Pela tradição, a festa consistia em celebrar a vida, o Sol e o fogo transformador que consome o velho para criar algo novo. Significava ainda uma comemoração pela colheita e o pedido para que o próximo plantio trouxesse fartura. 

A história diz que os ritos 
associados ao cultivo das plantas e ao ciclo agrícola eram praticados nas diversas sociedades e culturas e em todos os tempos.
Estas festas mantiveram uma importância tão grande e forte através dos tempos que a Igreja, ao invés de condená-las, adaptou-as às 
suas comemorações.

Transformou-as em uma homenagem ao aniversário de João Batista, que teria nascido em 24 de junho, dia do solstício. 


Leia Também

Compaixão

março 21, 2023

Mão segurando uma flor de dente de leão com as pétalas a voar

“Assim, pois, o mínimo favor prestado aos seus semelhantes, um sentimento sincero de compaixão pelo próximo, uma única palavra amistosa, podem formar remições simbólicas para um carma, desde que interiormente seja formada como base a vontade sincera para o bem.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
O que foi vivenciado

março 18, 2023

Foto de praia com pegadas na areia


“Se uma pessoa soubesse sempre de antemão a direção certa que lhe seria útil, não haveria para ela nenhum ponderar, nenhum decidir. Assim também não receberia nenhuma força e nenhuma autonomia, absolutamente indispensáveis para ela."

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Leia Mais
Expiação

março 14, 2023

Homem de costas observando o por do sol

“Infelizmente, na maioria dos casos, o ser humano consegue enganar o mundo de matéria grosseira de modo fácil; isso, no entanto, fica excluído no mundo de matéria fina. Lá, felizmente, o ser humano 
terá de colher realmente aquilo que semeou. Por isso ninguém precisa se desesperar se, apesar de tudo, o mal mantiver passageiramente o predomínio aqui na Terra. Nem sequer um único pensamento mau permanecerá inexpiado, mesmo que não se tenha concretizado numa ação de matéria grosseira.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais