A origem da festa junina

junho 24, 2021

Chamas do inicio de uma fogueira em contraste com horizonte de água, bordado com céu azul e luz dourada de final de dia.

Existem divergências quanto à origem da festa junina, mas uma das versões sobre o seu surgimento conta que a festa vem de tempos muito antigos, anteriores ao surgimento da era cristã. Trata-se de uma reminiscência das festas agrárias, da era pré-cristã, em que o tempo era marcado através dos ciclos naturais. Há indicações de que o seu surgimento foi uma 
consequência do solstício de verão na Europa, Oriente Médio e norte da África, época em que o sol se afasta ao máximo do equador, caracterizando o dia mais longo e a noite mais curta do ano. 

Nessa época, os povos celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios e sumérios criavam ritos e festas para agradecer as dádivas da terra, festejando também a fertilidade da natureza. Pela tradição, a festa consistia em celebrar a vida, o Sol e o fogo transformador que consome o velho para criar algo novo. Significava ainda uma comemoração pela colheita e o pedido para que o próximo plantio trouxesse fartura. 

A história diz que os ritos 
associados ao cultivo das plantas e ao ciclo agrícola eram praticados nas diversas sociedades e culturas e em todos os tempos.
Estas festas mantiveram uma importância tão grande e forte através dos tempos que a Igreja, ao invés de condená-las, adaptou-as às 
suas comemorações.

Transformou-as em uma homenagem ao aniversário de João Batista, que teria nascido em 24 de junho, dia do solstício. 


Leia Também

Novo dia

julho 27, 2021

Borboleta laranja delicadamente pousada sobre folhagem verde.

Roselis Von Sass, A Desconhecida Babilônia
Leia Mais
Humildade e Modéstia

julho 24, 2021

Foto de concha de circular em em destaque em leito de musgo verde e fresco, rodeada de flores lilases de diversos tamanhos.

“Humildade e modéstia
essas duas virtudes viviam nos corações de todos os seres humanos. Eram filhos do Sol que viviam na Terra sob o resplendor da pureza.

Roselis von Sass, Os Primeiros Seres Humanos
Leia Mais
Cultivar

julho 20, 2021

Quadro pintado em aquarela de vasos com flores cor de rosa


Quando o cenário parece desolador, quando o mundo externo silencia e apaga suas luzes 
artificiais, o mundo de dentro ganha voz e espaço.

Leia Mais