A liderança de Leopoldina

setembro 01, 2020

Mão pintando quadro de paisagem de pátio de construção antiga no local


“Grande alegria teve Leopoldina com a vinda dos artistas franceses que dom João havia chamado para o Brasil, no objetivo de fundarem aqui a Escola de Ciências, Artes e Ofícios. Nos primeiros tempos dom João e dom Pedro estavam sempre presentes quando os artistas Pradier, Taunay, Debret, Nicola e outros vinham ao palácio tratar das suas tarefas, apresentar propostas e sugestões. Frequentemente, porém, acontecia de dom João se sentir adoentado, a ponto de não mais suportar reuniões muito demoradas: comia cada vez mais e engordava a olhos vistos.

Dom Pedro, por sua vez, dava a entender claramente que as conversas sobre arte o entediavam, tanto mais que não conseguia acompanhar o francês falado rapidamente. Assim aconteceu de Leopoldina ficar logo conhecendo pessoalmente muitas personalidades, aumentando dia a dia as suas responsabilidades.

Desde o começo teve, assim, de assumir uma posição excepcional, dado que na época não era costume mulheres tratarem o que quer que fosse com homens. Pelo menos no Brasil e em Portugal. E se acontecia de Carlota Joaquina tecer comentários deprimentes sobre isso, dom João desde logo a repelia alegando que Leopoldina fora educada na corte da Áustria e que sempre, acompanhando o pai, comparecia a todas as recepções e atividades oficiais do paço.”

Roselis von Sass, Leopoldina - Uma vida pela Independência

Conheça aqui


Leia Também

Vontade humana

setembro 25, 2021

Flores silvestres amarelas brotando pela minúscula fresta de verde entre os encaixes cimentados de uma rua e a guia.

“Até agora, entretanto, o ser humano ainda não se empenhou direito em compreender a vontade de Deus, em encontrá-la; pelo contrário, tem anteposto sempre a vontade humana, exclusivamente!”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Eternas e Puras

setembro 21, 2021

Borboleta pousando num buquê de flores

Roselis von Sass, Atlântida. Princípio e Fim da Grande Tragédia
Leia Mais
Ser forte

setembro 18, 2021

Pedras empilhadas e equilibradas

“Ser forte é diferente e mostra-se diferente. O forte segue seu caminho no meio de quaisquer perigos, firme e imutável.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais