Durante a navegação, é o leme que controla a direção. Com o leme solto, a embarcação fica vulnerável aos ventos e correntes marítimas, podendo perder direção e estabilidade.
Um bom timoneiro conduz o leme com foco, sem deixar de se adaptar às condições climáticas. O pensamento é o leme que direciona a trajetória.
Quando fica demasiadamente solto, deixa todo tipo de influência externa ocupar espaço, ganhar voz e até provocar tormentas.
Quando está bem focado, o pensamento direciona para o alvo, mesmo que intempéries surjam pelo caminho.
Sibélia Zanon
“...permanece incompreensível o fato de suporem que os maravilhosos mundos da natureza se tenham originado do nada, sem a cooperação de mãos ativas…”
Roselis von Sass, O livro do Juízo Final
"A noite se estende em redor. Contudo, no auge das dificuldades, quando tudo, até mesmo o que há de melhor, está ameaçado de submergir, irrompe simultaneamente a aurora! Mas a aurora traz primeiro as dores de uma grande purificação imprescindível..."
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
“Uma vida laboriosa sem finalidade espiritual, por exemplo, de nada vos adianta! O corpo terreno então, sim, vibrará nesta Criação; o espírito, porém, estará inativo!
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal