Ferida

agosto 21, 2021

Vista de cadeias de montanhas na linha infinita do horizonte, rajada de céu azul, envolto em nuvens mescladas em leve névoa.

“— A moça está ferida! começou ele, quando ninguém dizia uma palavra sequer. Ferida animicamente. (...)

— Quem poderia ter causado a ferida à moça? perguntou um dos alunos, pensativamente. E por que ela não sara?

— E o que podemos fazer se um outro provocou essa ferida, não sendo ela mesma quem a contraiu através de uma culpa?

— Nem sabemos como surgiu essa ferida!…

E assim continuava. Bitur esperou pacientemente até que todos se acalmassem, depois disse simplesmente que a ferida foi provocada por ‘palavras’. Palavras são perigosas, podendo machucar mais do que qualquer arma… Como ninguém retrucasse, provavelmente devido à surpresa dessa afirmação, explicando, ele acrescentou que a moça não podia esquecer as palavras que outrora a haviam machucado de tal modo, que a ferida não pôde sarar.

Dessa vez foi diferente. Os médicos forasteiros entenderam imediatamente quando Bitur falou que palavras eram perigosas e que podem ferir. Os incas olhavam pensativos à sua frente… Palavras que feriam, eles não conheciam. Somente depois, quando conheceram mais de perto membros de outros povos, compreenderam as explanações de Bitur.

— A moça será curada aqui. A cicatriz que naturalmente ficar não mais sobrecarregará o estado anímico dela.”

Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas


Leia Também

Correnteza

novembro 28, 2021

Ilustração de ondas do mar

A vida é repleta de correntezas. As águas de fora continuam empurrando as águas de dentro. Parar é ser carregada por alguma correnteza, é deixar o mar escolher a minha direção. Parar é deixar músculos e ideias em vazante.

Diferentemente, o movimento é um ato de conexão e esperança. Conexão das águas de dentro com as águas de fora. É fazer-se circulação. Ser parte de um grande circular. Movimentar-se e esperançar. Encontrar sentido e direção.
Leia Mais
Fantasia e Intuição

novembro 23, 2021

Rosa amarela caída no chão

"A fantasia passou a tomar o lugar da intuição, e o senso de beleza foi se transformando em amor ao luxo, em vaidade e em esbanjamento. Todos os sentimentos intuitivos, inicialmente puros, tornaram-se pesados, indolentes, rígidos e por fim torcidos."

Aspectos do Antigo Egito,
Coleção o Mundo do Graal
Leia Mais
Onda de Força

novembro 20, 2021

Caule de planta quebrada

"Devido ao excessivo trabalho do raciocínio, a cooperação harmoniosa entre a intuição, proveniente do espírito, e o raciocínio, preso ao espaço e ao tempo, ficou de tal forma perturbada, que já desde muitos milênios a capacidade da intuição, isto é, a conexão com o espírito se acha completamente interrompida.”

Roselis von Sass, O Livro do Juízo Final
Leia Mais