"Levar as pessoas ao reconhecimento da condução divina seria agora sua missão primordial. Os homens se deixavam levar geralmente por demasiada atividade. Muito apressados e impacientes, criavam ao redor de si inquietação e com isso desventuras. Deviam fazer pausa, pausa para meditar, desabrochando intimamente, dando ouvidos a sua voz interior. Só assim eles conseguiriam tornar-se felizes e satisfeitos, reencontrando então o caminho para aquelas alturas, de onde se originaram.”
“Quem lê a Bíblia deve estar consciente de que ela é uma obra para ser lida não como um romance ou uma obra técnica qualquer, mas sim com humildade, levando-se em consideração que seus inúmeros autores viveram em outra época e que tinham uma visão do mundo completamente diferente da humanidade atual. Além disso, esses autores tiveram a intenção de transmitir à posteridade vivências e ensinamentos espirituais.”
Fernando J. Marques, Reflexões sobre temas bíblicos
“...as pirâmides das Américas do Sul e Central não possuíam pontas, mas sim grandes plataformas onde eram erigidos templos. Cada degrau representava uma fase do desenvolvimento na vida humana que tinha de ser vivenciada plena e integralmente. A subida, muitas vezes, era penosa. Contudo, sem esforços, jamais se poderia alcançar um elevado alvo espiritual.”