Capacidade de Compreensão do cérebro

junho 28, 2022

Imagem de espaço sideral


“Refleti, como poderia a ciência, tão arduamente aprendida, levar à divindade? 
Que é o saber, na realidade? Saber é o que o cérebro pode compreender. Quão restrita e limitada é, contudo, a capacidade de compreensão do cérebro, que tem de continuar ligado firmemente ao espaço e ao tempo. Já a eternidade e o sentido do infinito não consegue um cérebro humano abranger. Exatamente isso, que se acha ligado inseparavelmente à divindade. Silencioso, porém, permanece o cérebro, diante dessa força inapreensível que interpenetra tudo o que existe e da qual ele próprio haure sua atividade. A força que todos sentem dia após dia, hora após hora, cada momento, como algo evidente, que a própria ciência sempre reconhece existir, e que com o cérebro, portanto, com o saber e o raciocínio, se procura em vão alcançar e aprender.

Assim, pois, é incompleta a atividade de um cérebro, essa pedra fundamental e instrumento da ciência; e essa limitação se faz sentir logicamente também através das obras que constrói, isto é, através de todas as ciências. Por conseguinte, a ciência é útil como complemento, para uma compreensão melhor, para subdividir e classificar tudo quanto ela recebe pronto da força criadora precedente, tendo porém que malograr incondicionalmente, se pretender se arrogar a guia ou crítica, enquanto se prender, como até agora, tão firmemente ao raciocínio, isto é, à faculdade de compreensão do cérebro.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Saiba mais sobre a obra



Leia Também

A Primeira Intuição

janeiro 21, 2025


“A primeira intuição que se manifesta quando desperta o amor puro é o julgar-se indigno diante do ser querido. Com outras palavras, pode-se descrever esse fenômeno como o princípio da modéstia e da humildade, portanto, o recebimento de duas grandes virtudes.”


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal


Leia Mais
Espírito Evoluído

janeiro 18, 2025


É facílimo reconhecer uma pessoa amadurecida ou esclarecida, pois está na Luz e evita toda escuridão. Também por seu modo de ser ela estabelecerá a paz em redor de si. 

Aí não haverá mais nenhuma manifestação raivosa, apenas serena objetividade no grande impulso da atuação alegre...”


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal



Leia Mais
Corpo, alma e espírito

janeiro 14, 2025


"— Agora podeis ver apenas um copo. Aliás, o mais externo. Suponhamos que esse copo fosse o corpo terreno. Se esse corpo terreno morrer, então aparece o copo do meio, a alma. E se eu tirar agora também o copo do meio – pois a alma morre igualmente, quando o tempo para isso tiver chegado – então o espírito está livre novamente. Sem os invólucros constituídos pela alma e o corpo terreno, ele não tem mais nenhuma ligação com os mundos perecíveis da matéria.


Roselis von Sass, Sabá. O País das Mil Fragrâncias

Leia Mais