Saber e Aprender

junho 15, 2024


“Suponhamos que uma pessoa seja interrogada a respeito duma coisa que ouviu e talvez mesmo de que pôde ver uma parte. Interrogada, ela afirmaria imediatamente que a 
sabe

Segundo a opinião de muitas pessoas superficiais, essa resposta seria certa, todavia é em verdade  
errada  e condenável, pois ‘saber’ quer dizer poder dar informação exata sobre tudo, desde o começo até o fim, com todas as particularidades, sem lacunas, e de experiência vivencial própria. Só então  pode uma pessoa falar que a ‘sabe’.

Reside uma grande responsabilidade na expressão ‘saber’ e na noção que lhe está ligada!

Já acentuei também uma vez a grande diferença entre o ‘saber’ e o ‘aprendido’. A erudição ainda está muito longe do verdadeiro 
saber, que só pode ser algo próprio individual, ao passo que o aprendido é a aceitação de alguma coisa fora do âmbito pessoal.

Ouvir algo e em parte talvez também ver ainda está longe do próprio 
saber! O ser humano não deve afirmar: Eu sei isto, mas poderá no máximo dizer: Vi ou ouvi falar daquilo, mas se ele quiser agir direito, de acordo com a verdade, será obrigado a dizer: Eu não sei!”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Descubra esta obra aqui


Leia Também

Ensinamentos espirituais

agosto 03, 2024


“Quem lê a Bíblia deve estar consciente de que ela  é uma obra para ser lida não como um romance ou uma obra técnica qualquer, mas sim com humildade, levando-se em consideração que seus inúmeros autores viveram em outra época e que tinham uma visão do mundo completamente diferente da humanidade atual. Além disso, esses autores tiveram a intenção de transmitir à posteridade vivências e ensinamentos  
espirituais.”

Fernando J. Marques, Reflexões sobre temas bíblicos
Leia Mais
Estreitamente ligados

julho 30, 2024


"Certamente não existe nenhum acontecimento que, apesar de sua inevitabilidade, seja sempre de novo posto tão de lado nos pensamentos, como a morte.
” 

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Degraus

julho 06, 2024


“...as pirâmides das Américas do Sul e Central não possuíam pontas, mas sim grandes plataformas onde eram erigidos templos. Cada degrau representava uma fase do desenvolvimento na vida humana que tinha de ser vivenciada plena e integralmente. A subida, muitas vezes, era penosa. Contudo, sem esforços, jamais se poderia alcançar um elevado alvo espiritual.

Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas
Leia Mais