Direcionamento

março 27, 2021

Imagem de brasas de fogo em tronco


“Por certo terá alguma vez existido esse tempo, em que os homens eram unos com as forças da natureza. O que foi que os levou a se extraviarem, assim, em outras direções?

— O funesto querer saber, Gáutama, respondeu Rahula ponderadamente. Basta contar às pessoas alguma coisa, tratam logo de envolvê-la com as próprias ideias; turvam a visão da simplicidade, da naturalidade, envaidecem-se logo com o próprio saber, cortando todo contato possível com aquilo que não é terreno como elas mesmas. Podes crer que faria obra de benemerência aquele que conseguisse destruir o entendimento humano.

— No entanto, é o entendimento um dom de Deus, comentou Gáutama. Poderias então, da mesma forma, argumentar: uma vez que o fogo, quando não é dirigido pelo homem, produz muitos desastres, acabemos, então, inteiramente, com o fogo no mundo. Não, Rahula, o caso não é de destruição, mas de empregá-lo devidamente, não achas?”

Buddha, Coleção o Mundo do Graal

Conheça o livro



Leia Também

Vontade humana

setembro 25, 2021

Flores silvestres amarelas brotando pela minúscula fresta de verde entre os encaixes cimentados de uma rua e a guia.

“Até agora, entretanto, o ser humano ainda não se empenhou direito em compreender a vontade de Deus, em encontrá-la; pelo contrário, tem anteposto sempre a vontade humana, exclusivamente!”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Eternas e Puras

setembro 21, 2021

Borboleta pousando num buquê de flores

Roselis von Sass, Atlântida. Princípio e Fim da Grande Tragédia
Leia Mais
Ser forte

setembro 18, 2021

Pedras empilhadas e equilibradas

“Ser forte é diferente e mostra-se diferente. O forte segue seu caminho no meio de quaisquer perigos, firme e imutável.”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais