Daniela Schmitz Wortmeyer
Na busca por saúde e qualidade de vida, cada vez mais pessoas valorizam a boa alimentação. Medidas como evitar alimentos que intoxicam o corpo e priorizar aqueles que proporcionam verdadeira nutrição têm sido associadas ao tratamento e prevenção de diversas doenças, proporcionando disposição e bem-estar. Há quem procure fazer um “detox” por meio de jejum ou dietas específicas, visando purificar e equilibrar o organismo. Constata-se que um corpo intoxicado, congestionado, sobrecarregado é mais frágil e suscetível, reagindo de forma menos eficaz aos inúmeros desafios que surgem no dia a dia.
Mas, se isso tem-se tornado claro em relação ao corpo físico, será que o mesmo ocorre em relação à mente? Estamos atentos a como alimentamos nossos pensamentos, sentimentos e intuições? Buscamos evitar o que nos intoxica e agregar o que realmente nutre e beneficia?
Tenho a impressão de que, em meio à avalanche de informações e preocupações que nos sobrecarregam atualmente, não temos tanta clareza sobre o quanto a “dieta mental” que consumimos afeta profundamente nosso bem-estar e desenvolvimento em sentido amplo.
Com dispositivos eletrônicos em contínua atividade, permitimos que conteúdos nada construtivos invadam nosso espaço mental, desperdiçando tempo e energia preciosos. Desviamos o foco do que poderia ser realmente significativo e nos tornamos ansiosos, exaustos, descontentes e propensos a buscar alívio em direções que trazem, por fim, ainda mais prejuízo.
Seria possível cultivar uma dieta saudável para a mente? Por exemplo, selecionando com mais atenção o que permitimos entrar em nosso campo mental, filtrando o que deixamos alimentar nosso íntimo, colocando limites e estabelecendo pausas?
Além de evitar o que intoxica, é fundamental cultivar o que, de fato, nutre interiormente. Há quem sinta necessidade de aprofundar o contato com a Natureza, outros buscam as artes e trabalhos manuais, outros ainda, conversas e leituras inspiradoras, ou momentos de silêncio e reflexão.
Tenho-me convencido de que aquilo que pode proporcionar paz, alegria e inspiração, favorecendo a conexão com regiões mais leves e elevadas, deve ter espaço obrigatório na agenda, como prática de saúde integral. Ainda que essa receita não nos torne imunes a turbulências e desafios, certamente auxiliará a enfrentá-los com mais equilíbrio, integridade e sabedoria.
“Seguiam cuidadosamente, passo a passo, com a intenção de serem bem sucedidos em sua ação. E as correntes do querer de seus puros pensamentos atraíam cada vez mais forças auxiliadoras de todas as planícies da Criação.”
“Qualquer exercício especial dá sempre apenas um mísero sucedâneo da força consciente da grande simplicidade, que reside na naturalidade do autodomínio permanente.”
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
“Com a decisão para a ascensão, na firme vontade para o bem, inicia-se para alguns primeiro uma época que os quer lapidar, transformar para o certo, ao deixar vivenciar o seu pensar ou atuar errado de até então! Quanto mais visivelmente isso se evidencia, tanto mais agraciado é tal ser humano e tanto mais forte já o auxílio proveniente da Luz.”
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

