Prudência e Sabedoria

março 07, 2023

Vislumbre de luz dourada de velas em castiçais delicadamente trabalhados.

"Também os dias de Biltis estavam plenamente ocupados. O pai dela sentia-se obrigado a familiarizá-la o mais rapidamente possível com tudo que se referisse a assuntos de governo e aos deveres reais. Por isso ele a levava consigo a todas as sessões do conselho governamental, desejando também a sua presença nas reuniões com o chanceler, no palácio. Ao anoitecer, Biltis estava tão exausta pelos esforços do dia, que frequentemente caía vestida no leito, adormecendo.

Sarabeth também era incansável. Todo dia dava aulas a um grupo de moças, ensinando-lhes tudo que ela mesma sabia sobre a composição e aplicação das diferentes plantas, cascas e flores.

Igualmente Dankali não estava inativo. Depois de várias conferências com o casal real, ele começou a preparar, a seu modo, a base para Biltis, a futura rainha. Certa vez, por exemplo, ele disse a um grupo de dignitários e sacerdotes reunidos num conselho na casa de hóspedes do Templo da Lua:

— Em breve a jovem e bela filha do rei Balak dirigirá os destinos de Sabá! Não é, pois, a primeira vez que uma mulher é escolhida para esse elevado encargo. Pela história de nosso país depreende-se nitidamente que já duas mulheres governaram aqui com prudência e sabedoria.

Dankali fez uma pausa, esperando para ver se alguém tinha algo a objetar. Não acontecendo isso, ele disse que mestre Bildad ficara muitas vezes surpreso com a sabedoria e inteligência da princesa.

— Ele está convicto de que ela sempre aceitará agradecida os conselhos de homens mais idosos e mais sábios.

— Alegrai-vos, meus amigos, que nosso país será governado futuramente por uma jovem e bela rainha! exclamou um dos presentes. Eu conheço o rei. Ele é inteligente! Certamente por uma sábia previsão, ele escolheu sua filha como sucessora."

Roselis von Sass, Sabá. O País das Mil Fragrâncias


Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais